Prefeitura apoia seleções na disputa do zonal dos Jogos Abertos do Interior

on . Posted in ESPORTE E RECREAÇÃO

As seleções de handebol masculina e feminina de Itabuna, além da equipe de futsal, viajaram na noite de quinta-feira para Caetité, no sudoeste do estado, onde vão disputar o segundo zonal dos Jogos Abertos do Interior (JAI), que começa hoje e prossegue até domingo. Com o apoio da Secretaria de Esporte e Recreação da Prefeitura, a delegação formada por 40 atletas e seis dirigentes garantiu recursos financeiros para transporte, alimentação e logística.

Finais dos Jogos Abertos do Interior em Itabuna ano passado- Foto Wilson OliveiraFinais dos Jogos Abertos do Interior em Itabuna ano passado

O secretário Evans Maxwel Silva afirma que o apoio às seleções está mantido até a final dos Jogos Abertos, que nesse ano serão disputados em Vitória da Conquista, de 21 a 23, em novembro. Por ter sida campeã da edição do ano passado, a seleção de vôlei de Itabuna tem vaga garantida nas finais naquele município do sudoeste baiano. "Desde o ano passado seguindo uma determinação do prefeito Claudevane Leite estamos apoiando todas as competições esportivas amadoras que tenham a participação de atletas e equipes de Itabuna. O objetivo é fortalecer o esporte amador e revelar novos talentos" diz Evans Maxwel.

Um dos maiores eventos esportivos amador da Bahia, os Jogos Abertos do Interior visam democratizar o acesso ao esporte nos municípios, revelar talentos e gerar integração social. A competição reúne cerca de 2.500 atletas de 80 municípios. Além de Itabuna, essa segunda etapa conta com seleções de Caetité, Barreiras, Guanambi, Guaratinga, Ibiassucê, Igaporã, Luís Eduardo Magalhães, Malhada de Pedra, Porto Seguro e Riacho de Santana. As modalidades coletivas são voleibol, futsal, handebol e basquete nas categorias masculino e feminino.

Já as modalidades individuais reunirão atletas disputando títulos no atletismo, boxe, judô, natação, tênis de mesa e xadrez e serão realizados em realizado no dia 11 de outubro, em Simões Filho. Os Jogos Abertos do Interior são promovidos pela Superintendência dos Desportos do Estado da Bahia (Sudesb).

_______________________

Prefeitura de Itabuna

Secretaria Municipal de Comunicação

Texto: Ailton Silva

Foto: Wilson Oliveira

Settran realiza blitzen educativas na Semana Nacional de Trânsito

on . Posted in Transporte e Trânsito

Agentes da Secretaria de Transporte e Trânsito (Settran) de Itabuna realizam hoje blitzen educativas com a participação de transeuntes, motoristas e motociclistas que trafegarem nas proximidades da Praça José Bastos. A ação integra a programação de ações desenvolvidas pela Settran durante a Semana Nacional de Trânsito que encerra no próximo dia 25 e este ano traz como tema "Cidade para as pessoas – Proteção e Prioridade ao Pedestre".

Settran realiza blitzen educativas na Semana Nacional de Trânsito - Foto Gabriel de Oliveira 1Settran realiza blitzen educativas na Semana Nacional de Trânsito

Além das blitzen, a população está participando de palestras e recebendo serviços como aferição de pressão arterial e teste de glicemia nos estandes montados exclusivamente para as atividades do evento. Na manhã de hoje, alunos das escolas municipais Pedro Lemos e Plinio de Almeida participaram das atividades educativas desenvolvidas pela Settran.

Os alunos com idade de 8 a 12 anos assistiram ao teatro de fantoches com temas educativos sobre o trânsito, participaram de atividades educativas e aprenderam na prática como respeitar as regras de trânsito, seja como pedestre ou como futuros condutores, em uma minicidade construída exclusivamente para a Semana Nacional de Trânsito.

Settran realiza blitzen educativas na Semana Nacional de Trânsito - Foto Gabriel de Oliveira 2Settran realiza blitzen educativas na Semana Nacional de Trânsito

"A gente não pode atravessar a rua sem olhar para os dois lados; depois temos que olhar o semáforo: se estiver vermelho temos que aguardar o carro passar, e só podemos atravessar a rua pela faixa de pedestre quando estiver verde para nós", contam eufóricos os alunos João Lucas, 7 anos, e Adriel Souza Silva, 8 anos, que, além de receberem orientações dos agentes de trânsito da Settran, ganharam um kit com garrafinha d'água, estojo e um jornal educativo contendo mais orientações totalmente ilustradas.

Para o secretário Clodovil Moreira, a participação e o envolvimento das crianças garante a proposta do evento. "A nossa iniciativa visa formar cidadãos conscientes para o trânsito, seja como pedestres ou condutores. A educação no trânsito deve ser iniciada ainda na infância, pois isso garantirá futuros cidadãos conscientes. Aprender de forma lúdica fixa o aprendizado e é assim que estamos trabalhando durante a Semana Nacional do Trânsito. Ao final vamos montar a minicidade mirim permanentemente na Secretaria de Transporte e Trânsito para que as escolas agendem horários para que seus alunos tenham melhor aprendizado sobre trânsito", conclui Clodovil Soares.

Settran realiza blitzen educativas na Semana Nacional de Trânsito - Foto Gabriel de Oliveira 4Settran realiza blitzen educativas na Semana Nacional de Trânsito

________________

Prefeitura de Itabuna

Secretaria Municipal de Comunicação

Texto: Lorena Guimarães

Foto: Gabriel de Oliveira

Ciranda de Diálogos avalia Plano Municipal de Educação de Itabuna

on . Posted in EDUCAÇÃO

A Secretaria Municipal da Educação (SEC) de Itabuna finalizou na quinta-feira, 17, a primeira rodada de reuniões com os diversos segmentos do ensino fundamental intitulada Ciranda de Diálogos: Avaliando o Plano Municipal de Educação (PME), com o objetivo de ponderar as metas propostas no PME vigente para adequá-las às diretrizes, metas e estratégias previstas para a Educação Infantil no Plano Nacional de Educação (PNE) – Lei nº 13.005/2014 – recentemente aprovado pelo Congresso Nacional.

Plano Municipal de Educação PME está sendo avaliado em Itabuna - Foto Gabriel de OliveiraPlano Municipal de Educação PME está sendo avaliado em Itabuna

A diretora do departamento de Educação Básica da SEC, professora Márcia Lima, explica que, com a revisão do PME, será possível promover uma gestão integrada e colaborativa entre os três níveis de governo - municipal, estadual e federal - e entre os diversos setores das políticas sociais. Ela destaca que dentre as metas estabelecidas para a Educação infantil no PNE está à garantia de um padrão de qualidade na infraestrutura das unidades escolares, de acordo com os parâmetros básicos estabelecidos pelo Ministério da Educação (MEC).

"Com a revisão e adequação do nosso PME, que tem vigência até o ano 2018, será possível articular parcerias com o MEC, secretarias, órgãos, organismos, organizações, poderes legislativo e judiciário para planejamento, fiscalização, acompanhamento e gestão de recursos", argumentou Márcia Lima.

As metas preveem que, durante a vigência do Plano, Itabuna também será contemplado com a construção de, no mínimo, cinco centros públicos de Educação Infantil. Também estarão inclusas nas referidas metas a demanda manifesta de crianças de zero a cinco anos com necessidades educacionais especiais nas unidades escolares e nos demais serviços disponibilizados pelo município, a partir do primeiro ano de vigência deste plano.

________________

Prefeitura de Itabuna

Secretaria de Comunicação Social

Texto Erivaldo Bomfim

Foto: Gabriel Oliveira

Alunos da Rede Municipal participam de Itabuna do Leitura Vai à Praça

on . Posted in EDUCAÇÃO

Princesas, príncipes, bruxas, fadas, duendes, árvores falantes, mágicos e tantos outros personagens que povoam o imaginário e a literatura infantil, pareciam saltar das páginas dos livros para, literalmente, ocupar a Praça Olintho Leone, no centro de Itabuna na tarde de quinta-feira, 18. Foi dessa forma que alunos e professores da Rede Pública Municipal de Ensino marcaram presença no movimento Leitura Vai à Praça, realizado pela TV Santa Cruz como parte do Projeto Lápis na Mão, que este ano tem como tema "Cidade leitora, um sonho possível".

alunos e professores da Rede Pública Municipal de Ensino de Itabuna particpam do  Leitura Vai à Praça - Foto Pedro Augusto 1Alunos e professores da Rede Pública Municipal de Ensino de Itabuna particpam do Leitura Vai à Praça

Durante mais de três horas transeuntes e frequentadores da Praça Olintho Leone tiveram a oportunidade de conferir de perto alguns dos resultados gerados pelos projetos de incentivo à leitura que estão sendo desenvolvidos pela Secretaria Municipal da Educação nas escolas municipais, a exemplo do "Lugar da Leitura na Escola Grapiúna". Com apresentações teatrais, coreografias, música e poesia, os estudantes das escolas Avelina Sandes (do campo), João Mangabinha Filho, Centro de Atenção Integral à Criança (CAIC) Jorge Amado, Frederico Smith Lima e Lourival Oliveira Soares deram um colorido especial à praça do centro da cidade.

Incorporando o espantalho do clássico Mágico de Oz, o estudante Gislan dos Santos Batista, do 7º ano da Escola Frederico Smith Lima, localizado na Urbis IV, falou de sua experiência e descobertas a partir do incentivo à leitura. "Ler é algo que nos transporta para outras realidades. Quando lemos, temos a oportunidade de 'viajar' por lugares, conhecer culturais diferentes e nos descobrirmos como pessoa. Pois, a leitura facilita nossa vida em comunidade, nos faz mais livres e conscientes", disse.

alunos e professores da Rede Pública Municipal de Ensino de Itabuna particpam do  Leitura Vai à Praça - Foto Pedro Augusto 4alunos e professores da Rede Pública Municipal de Ensino de Itabuna particpam do Leitura Vai à Praça

O Projeto Lápis na Mão, conta com o apoio da Prefeitura de Itabuna e, além do concurso de redação e desenho, selecionará ações desenvolvidas pela Escola e a comunidade. A inciativa da emissora conta ainda com a parceria da Universidade Estadual de Santa Cruz (Uesc), por meio do Projeto ProLer e Editus Editora, além de outros patrocinadores. O Projeto Lápis na Mão tem a participação de estudantes e escolas de 10 municípios do Sul da Bahia.

alunos e professores da Rede Pública Municipal de Ensino de Itabuna particpam do  Leitura Vai à Praça - Foto Pedro Augusto 6alunos e professores da Rede Pública Municipal de Ensino de Itabuna particpam do Leitura Vai à Praça

__________________

Prefeitura de Itabuna

Secretaria de Comunicação Social

Texto: Erivaldo Bomfim

Foto: Pedro Augusto

Programa de Controle da Dengue em Itabuna terá reforço de novos veículos

on . Posted in SAÚDE

A mobilização da comunidade e o trabalho dos agentes de endemias para o combate ao mosquito Aedes aegypti e prevenção à dengue durante as estações mais quentes ganharam reforço. A Secretaria Municipal da Saúde de Itabuna contratou a locação de três veículos para intensificar o trabalho de campo realizado pelos agentes no Programa de Controle da Dengue. Segundo o coordenador de combate a Endemias, Renato Freitas, a medida foi necessária porque os supervisores de campo perdiam muito tempo se deslocando de ônibus para áreas distantes do Centro.

A Secretaria Municipal da Saúde contratou empresa para locação de três veículos - Foto Secom Itabuna 1A Secretaria Municipal da Saúde contratou empresa para locação de três veículos

Renato Freitas explicou que os veículos serão incorporados ao trabalho, na próxima semana, depois de emplacados e plotados. O coordenador adiantou que a Vigilância Epidemiológica vai receber até o final do ano um veículo minivan, com 12 lugares, doado pelo Ministério da Saúde para a melhoria dos indicadores epidemiológicos do município. A doação da minivan já foi publicada no Diário Oficial da União, no dia 19 de agosto, mas só pode ser efetivada após as eleições.

A quantidade de casos de dengue continua diminuindo na cidade. A segunda semana de setembro foi a primeira em 14 anos em que não foi registrado nenhum caso de dengue em Itabuna. No entanto, o coordenador de Combate a Endemias, Renato Freitas, esclarece que, apesar da diminuição, assegurada pelas modificações na metodologia do Programa de Controle da Dengue implantadas pela atual administração, é preciso que a população mantenha os cuidados básicos.

A Secretaria Municipal da Saúde contratou empresa para locação de três veículos - Foto Secom Itabuna 2A Secretaria Municipal da Saúde contratou empresa para locação de três veículos

A Secretaria Municipal de Saúde reforça o apelo para que a comunidade continue evitando a produção de ovos do mosquito, cabeças-de-prego e proliferação do Aedes aegypti. Para tanto, é necessário cobrir reservatórios, trocar a água de vasos com plantas a cada cinco dias e não deixar qualquer recipiente exposto, sem tampa e que possa acumular água, a exemplo de pneus velhos, garrafas e tampinhas de refrigerantes e vasilhames.

__________________

Prefeitura de Itabuna

Secretaria Municipal de Comunicação

Texto: Naudielle Silva

Fotos: Divulgação

Prefeitura constrói UPA no Monte Cristo e abre licitação para uma segunda no Fonseca

on . Posted in DESENVOLVIMENTO URBANO

A Prefeitura de Itabuna abriu concorrência pública para a contratação de empresa para a construção de uma segunda UPA-24 Horas, agora no bairro Fonseca. A primeira está sendo construída no Monte Cristo, com as obras avançadas. O Aviso da Concorrência Pública nº 001-S/2014 foi publicado pela Secretaria Municipal da Saúde na edição eletrônica do Diário Oficial do Município nº 816, e no Diário Oficial da União de quarta-feira, dia 17, e as propostas podem ser apresentadas até o dia 20 de outubro.

Construção de paredes começa a dar forma a UPA-24 horas no bairro Monte Cristo - Foto  Gabriel de Oliveira 2Construção de paredes começa a dar forma a UPA-24 horas no bairro Monte Cristo

A UPA-24 Horas do Fonseca será construída com recursos do Ministério da Saúde e contrapartida da Prefeitura de Itabuna. A unidade terá capacidade para atender, diariamente, 150 pacientes e vai garantir o atendimento intermediário entre as unidades de saúde e hospitais, ajudando a desafogar os prontos-socorros da cidade.

A UPA-24 Horas do Fonseca vai atender aos moradores do Carlos Silva, Novo Fonseca, Vale do Sol, Maria Pinheiro, Pedro Jerônimo, Daniel Gomes, São Pedro, Zizo, São Caetano, Sarinha Alcântara, Jardim Primavera, Vila Anália, Novo São Caetano, Jaçanã, Banco Raso e Jardim Vitória, dentre outros bairros da zona sul da cidade. Além disso, também será referência para atendimentos de casos de emergência do Centro de Iniciação ao Esporte (CIE) que a Prefeitura vai construir em um terreno do Sítio II, da Fundação Marimbeta, com recursos do Ministério do Esporte.

____________________

Prefeitura de ItabunaSecretaria Municipal de Comunicação

Carros e motos apreendidos pela Settran serão leiloados dia 23

on . Posted in Transporte e Trânsito

Um total de 59 carros e 95 motos das mais variadas marcas, anos e modelos que foram apreendidos em ações da Secretaria Municipal de Transporte e Trânsito (Settran) e lotes de sucata ferrosa, serão leiloados pela Prefeitura de Itabuna. O leilão acontece no próximo dia 23, a partir das 9 horas, no auditório do Sest/Senat, na Avenida José Soares Pinheiro, 2056. Este será o segundo leilão realizado neste ano. O anterior ocorreu em maio passado.

Carros motos e sucatas apreendidos pela Settran serão leiloados em Itabuna - Foto Wilson Olilveira 1Carros motos e sucatas apreendidos pela Settran serão leiloados em Itabuna

A maior parte dos veículos está em condições perfeitas de circulação e é avaliada em valores abaixo dos de mercado. Os veículos que também estão com a documentação legalizada, referente ao ano de 2014, devem ser analisados pelos interessados na segunda-feira, 22, das 8 as 17h30mim no pátio de veículos da Settran, na Rua Ilha Verde, Centro Industrial de Itabuna, bairro Maria Matos (Rua de Palha).

O leiloeiro oficial do Estado, Smith Neto, esclarece que é muito importante que o comprador faça uma análise prévia do veículo, assim como uma pesquisa do preço praticado no mercado. "Durante o leilão serão utilizadas apenas fotos ilustrativas. Portanto, para que o comprador não tenha surpresas é importante cumprir as etapas de visitação e pesquisa", orientou. O leiloeiro alerta que até uma hora antes do início do leilão os proprietários ainda poderão resgatar o veículo que, automaticamente, será retirado da lista de venda.

Carros motos e sucatas apreendidos pela Settran serão leiloados em Itabuna - Foto Wilson Olilveira 2Carros motos e sucatas apreendidos pela Settran serão leiloados em Itabuna

O edital completo do 2º Leilão/2014 da Settran pode ser baixado no site smithleiloes.com. Maiores informações podem ser obtidas na Settran, na Rua Jorge Amado, no bairro Lomanto ou ainda pelo telefone do leiloeiro: (71) 8702-6272.

____________

Prefeitura de Itabuna

Secretaria de Comunicação Social

Texto: Naudielle Silva

Fotos: Wilson Oliveira

Programa Agricultura em Ação chega à comunidade do Serrado

on . Posted in AGRICULTURA E MEIO AMBIENTE

Na manhã de hoje, a Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente (Seagrima) concluiu a visita técnica aos agricultores familiares da área rural do Serrado dentro do Programa Agricultura em Ação. Iniciada na terça-feira, a visita de técnicos agrícolas, engenheiros agrônomos e florestais e médicos veterinários, dentre outros profissionais, beneficiou uma média de 50 pequenos agricultores de uma região privilegiada com um grande número de nascentes e uma das áreas mais preservadas do município de Itabuna.

Programa Agricultura em Ação chega à comunidade do Serrado -Foto Wilson Oliveira 4Programa Agricultura em Ação chega à comunidade do Serrado

Segundo o engenheiro florestal Francisco Mascarenhas as nascentes estão localizadas em áreas de reserva legal pode-se encontrar média de quatro nascentes por propriedade. "Isso ocorre devido ao numero expressivo de reservas legais e propriedades rurais particulares onde não é permitido o desmatamento", explica. As boas condições ambientais garantem aos produtores boas áreas de cultivo de diversas leguminosas, hortaliças e frutas e farta colheita.

"Isso garante as condições ideais para diferentes espécies de plantas, animais nativos da região e das matas ciliares e consequentemente das nascentes, auxiliando a manutenção do equilíbrio ecológico", explica Francisco Mascarenhas. A visita da equipe de técnicos da Prefeitura causou a satisfação de um grande número de agricultores familiares da região do Serrado.

Programa Agricultura em Ação chega à comunidade do Serrado -Foto Wilson Oliveira 6Programa Agricultura em Ação chega à comunidade do Serrado

Este é o caso do pequeno agricultor José Pedro Mascarenhas que vende parte de sua produção ao Programa de Aquisição de Alimentos (PAA). "Aqui nós fazemos de tudo para conservar. Para nós é uma satisfação receber na nossa propriedade a equipe técnica da Prefeitura. Isso nos dá segurança para saber se estamos realizando nosso trabalho de forma correta. Essa visita irá garantir a preservação e isso me alegra, pois isso aqui é minha riqueza e de muitos outros que nasceram nesta região, aqui criaram seus filhos e não pretende nunca sair daqui", conta.

O Projeto Agricultura em Ação faz parte da primeira fase do Programa de Agroincentivo da Prefeitura de Itabuna e tem o objetivo de levar serviços ao campo, além de iniciar o levantamento de informações para a elaboração de um planejamento agroambiental no território. As visitas territoriais envolvem quatro equipes de trabalho, com 22 pessoas entre técnicos e pessoal de apoio da Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente.

Programa Agricultura em Ação chega à comunidade do Serrado -Foto Wilson Oliveira 8Programa Agricultura em Ação chega à comunidade do Serrado

A ação multidisciplinar também conta com o apoio de uma equipe técnica da Ceplac, além do suporte tecnológico da Universidade Estadual de Santa Cruz - UESC, que disponibiliza o aplicativo Open Data Kit (ODK), um pacote de ferramentas que permite a coleta e o envio de dados a um servidor online com dispositivos móveis Android, mesmo sem conexão à internet ou serviço de telefonia móvel no momento da coleta, substituindo formulários tradicionais de papel por eletrônicos.

___________________

Prefeitura de Itabuna

Secretaria Municipal da Comunicação

Texto: Lorena Guimarães

Foto: Wilson Oliveira

Atividades educativas são destaque na Semana Nacional de Trânsito em Itabuna

on . Posted in Transporte e Trânsito

As ações educativas realizadas pela Secretaria Municipal de Transporte e Trânsito (Settran) são destaque da Semana Nacional de Trânsito, que começou na manhã desta quinta-feira em Itabuna com diversas atrações na Praça José Bastos, no Centro. Com o tema "Cidade para as pessoas: Proteção e Prioridade ao Pedestre", as atividades que se estendem até o próximo dia 25 têm como objetivo incentivar a educação para o trânsito e evitar acidentes.

Secretário de Transportes e Trânsito Clodovil Soares fala na abertura da Semana Nacional de Trânsito - Foto Gabriel de Oliveira 1Secretário de Transportes e Trânsito Clodovil Soares fala na abertura da Semana Nacional de Trânsito

Nesta manhã o público participou de uma programação visando informar a população sobre necessidade de se observar e cumprir no dia a dia as leis de trânsito. Aconteceram palestras, blitzen educativas, apresentação artística da Fundação Itabunenese de Cultura e Cidadania (FICC) e dinâmicas envolvendo crianças. Na abertura da Semana de Ttrânsito, o titular da Settran, Clodovil Soares, destacou a importância da conscientização e educação de todos os envolvidos com o trânsito.

"Durante todo o ano estamos intensificando o trabalho realizado pela Settran abordando sempre a importância do trânsito como um espaço humanizado para a boa convivência social. O trânsito não é apenas a realidade do tráfego de veículos, mas um lugar onde todos devem exercer a cidadania e a educação", explicou o secretário.

Atividades integram Semana Nacional de Trânsito em Itabuna - Foto Gabriel de OliveiraAtividades integram Semana Nacional de Trânsito em Itabuna

O diretor de Educação para o Trânsito da Settran, Jorge Telles, afirmou que as atividades desenvolvidas buscam atingir todos os públicos envolvidos com o trânsito. "Na Semana de Trânsito teremos o pré-cadastramento dos mototaxistas que ainda não o fizeram, uma minicidade para as crianças, jogos educativos, dentre outros espaços para a interação social de todos que participam", explicou.Na cerimonia de abertura houve a apresentação da fanfarra formada pelos alunos do Centro de Atenção e Integração da Criança (CAIC Jorge Amado).

Para a dona de casa Mônica Nascimento, a Prefeitura está de parabéns pela estrutura e atrações disponibilizadas na Semana Nacional de Trânsito. "Estou acompanhando as atividades. Já fiz o exame de glicemia e me emocionei com as músicas que a fanfarra do CAIC tocou. Além disso, fico feliz em ver um grande número de jovens participando do evento", disse Mônica.

Atividades integram Semana Nacional de Trânsito em Itabuna - Foto Gabriel de Oliveira  3Atividades integram Semana Nacional de Trânsito em Itabuna

Já o mototaxista Robson Machado afirmou que ainda não havia efetivado o cadastramento, mas não perderia a oportunidade de também acompanhar as atividades da Semana Nacional do Trânsito. "Estava trabalhando, mas não me custou nada parar e realizar o cadastramento aqui mesmo. Já visitei todos os estandes e estou muito contente com as informações que absorvi para melhorar a minha atuação no trânsito de nossa cidade", expressou Robson Machado.

No primeiro dia da Semana Nacional do Trânsito também estiveram presentes representantes da Secretaria Municipal de Educação, do 15º Batalhão da Polícia Militar, do Corpo de Bombeiros, da Polícia Rodoviária Estadual e da Polícia Rodoviária Federal, 5ª Ciretarn e estudantes universitários da União Metropolitana de Educação e Cultura (Unime).

________________

Prefeitura de Itabuna

Secretaria Municipal de Comunicação

Texto: Alline Meira

Fotos: Gabriel de Oliveira

Secretaria da Saúde de Itabuna vai intensificar mobilização contra a dengue

on . Posted in SAÚDE

Com a chegada da primavera e a proximidade do verão, estações mais quentes e propícias para o mosquito Aedes aegypti, a Secretaria Municipal de Saúde de Itabuna vai intensificar a mobilização da comunidade para o combate ao mosquito e à prevenção à dengue. Ontem e hoje, técnicos da secretaria, agentes de endemias, lideranças de bairros e representantes da sociedade civil, reuniram-se com uma equipe da Fundação Luís Eduardo Magalhães (FLEM), contratada em 2010 pelo Governo do Estado para assessorar os municípios e incentivar a mobilização contra dengue.

Secretaria da Saúde de Itabuna vai intensificar mobilização contra a dengue - Foto Gabriel de Oliveira 1Secretaria da Saúde de Itabuna vai intensificar mobilização contra a dengue

Durante dois dias os técnicos da FLEM fizeram avaliação da estratégia já adotada pela Secretaria Municipal de Saúde, acompanharam atividades educativas no bairro de Fátima, revisaram o cronograma de atividades futuras e deram palestra para multiplicadores que passarão as informações à comunidade. Segundo Silvana Santos, mobilizadora da FLEM, mesmo com o número baixo de notificações, que representa apenas 10% do que era registrado até 2012, é preciso que a população mantenha o alerta. "A situação de Itabuna é sempre preocupante devido às condições climáticas, características da população e ao histórico de epidemias", completou.

Para manter os índices positivos e evitar novas epidemias em Itabuna serão adotadas medidas de intensificação da prevenção da doença e conscientização dos moradores, como por exemplo, mutirões nos bairros, palestras e atividades em escolas, associações e entidades religiosas. O programa "Itabuna em ação contra a dengue" tem suas atividades elaboradas pelo Departamento de Vigilância a Saúde, com apoio de coordenadores municipais da FLEM. Um desses coordenadores é Sandoval Dias, agente de endemias há nove anos, que explicou que diversas ações estão programadas para os próximos meses. Segundo ele as primeiras serão já no mês de outubro nos bairros Fonseca e São Caetano, cujos índices de casos notificados é alto.

Secretaria da Saúde de Itabuna vai intensificar mobilização contra a dengue - Foto Gabriel de Oliveira 2Secretaria da Saúde de Itabuna vai intensificar mobilização contra a dengue

De acordo com o presidente da Associação de Moradores do Bairro Santo Antônio, Carlos José Freitas (conhecido como Carluxo), que participou da reunião e recebeu no bairro atividades educativas na semana passada, as ações tem sido bons passos no combate à dengue. "Temos que colaborar com o poder público. A dengue é um problema de todos. A comunidade está disposta a ajudar, basta que tenhamos incentivo", comentou. O próximo passo dos mobilizadores é atrair mais multiplicadores para a campanha a partir das visitas casa a casa feitas pelos agentes de endemias.

__________________

Prefeitura de Itabuna

Secretaria Municipal de Comunicação

Texto: Naudielle Silva

Fotos: Gabriel de Oliveira

360CEU

banner-mais-noticias