Vacinação nos Postos de Saúde de Itabuna é tranquila; pais devem ficar alerta

on . Posted in SAÚDE

Quem deixou para vacinar seus filhos na manhã deste sábado, no Dia D da Vacinação, encontrou tranquilidade nos postos de saúde de Itabuna. A maioria deles não tinha filas, já que o fluxo durante a semana foi bastante intenso, segundo as enfermeiras e agentes de saúde que estão atuando na campanha. A meta da Secretaria Municipal de Saúde é vacinar 14 mil crianças contra a paralisia infantil (poliomielite), sarampo, caxumba e rubéola.

Dentista Lucas Carvalho consola a pequena Maria Clara  4 anos após a vacina - Foto Wilson OliveiraDentista Lucas Carvalho consola a pequena Maria Clara 4 anos após a vacina

Devem ser vacinadas crianças com idade de seis meses a menos de cinco anos que ainda não foram vacinadas. Hoje as unidades de saúde do município permanecerão abertas até às 17 horas. Para o dentista Lucas Carvalho, pai da pequena Maria Clara de apenas 4 anos, a Campanha de Vacinação assegura tranquilidade aos pais e responsáveis, além de reforçar a importância de a família manter o cartão de vacinação em dia.

Pequena Maria Clara 4 anos toma vacina num posto de Saúde de Itabuna - Foto Wilson OliveiraPequena Maria Clara 4 anos toma vacina num posto de Saúde de Itabuna

"Nós temos a consciência e sabemos a importância de manter o cartão de vacinação em dia. Hoje é o único dia em que o choro dela é o meu maior conforto, pois sei que a vacina traz a imunização de que ela precisa", pontua o dentista. O profissional, a exemplo de outros pais, acordou cedo e levou sua filhinha ao posto de saúde mais próximo de casa para que ela recebesse a vacina.

A coordenadora de Imunização da Secretaria Municipal da Saúde, Gracilene Dias, fez um alerta aos pais sobre as crianças com histórico de alergia a leite de vaca. "A informação é preventiva, pois foram notificados pelo Ministério da Saúde alguns casos de reações adversas em algumas crianças, que devem ser vacinadas em uma data posterior, com um lote reformulado das vacinas", afirmou. A campanha é nacional e faz parte do cronograma de ações do Ministério da Saúde que este ano conta com a vacinação de DTP (contra a coqueluche) para gestantes.

Secretaria Municipal de Comunicação

Texto: Lorena Guimarães