Assinado o termo de compromisso que garante um curso de medicina em Itabuna

on . Posted in Itabuna

O prefeito Claudevane Leite, o secretário de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde do Ministério da Saúde, Heider Aurélio Pinto, e o secretário estadual da Saúde, Washington Couto, assinaram, no início da noite, o termo de compromisso que garante a instalação de um curso de medicina em Itabuna. O município foi escolhido depois que a Prefeitura cumpriu os requisitos apresentados por uma comissão de especialistas dos ministérios da Educação e da Saúde. Entre os pré-requisitos, foram levados em conta a infraestrutura de saúde, o compromisso do governo municipal de continuar a investir na saúde, a importância da cidade em relação aos municípios vizinhos e condições de receber novos alunos.

Solenidade de oficialilzação do curso de Medicina pelo Ministério da Saúde em Itabuna - Foto Gabriel de Oliveira 1Solenidade de oficialilzação do curso de Medicina pelo Ministério da Saúde em Itabuna

Durante a solenidade, o prefeito Vane ressaltou que Itabuna vive um novo momento, o que mostra que a administração vem atuando com seriedade e criando oportunidades de expansão e crescimento. "Itabuna é uma cidade polo nos serviços de saúde. A habilitação para a abertura de mais um curso de medicina irá fortalecer não só a rede prestadora de serviços educacionais, como a de serviços de saúde e a própria economia do município, que tem muito a ganhar. A nossa proposta é avançar ainda mais e para isso vamos cumprir com rigor cada exigência dos Ministérios da Educação e da Saúde", assegurou o prefeito.

O próximo passo, segundo o secretário estadual da Saúde, Washington Couto, é o lançamento do edital para selecionar a instituição privada que vai oferecer o curso de graduação. Para isso, a instituição deverá cumprir pré-requisitos como apresentação de Plano de Investimento, Qualificação da Renda, Projetos de Reformas e Equipamentos para as Unidades de Assistência a Saúde Familiar para garantir que os residentes atuem nas unidades de saúde da família. São requisitos básicos do Programa Mais Médicos que é a atuação nas urgências de todo o país.

85 VAGAS PARA ITABUNA

Em Itabuna inicialmente serão disponibilizadas 85 novas vagas de graduação. A meta é alcançar a formatura de mais 11.500 novos médicos até 2017. De acordo com Heider Aurélio Pinto este é um dos compromissos do Programa Mais Médicos para expansão e melhoria da formação médica em todo o país. "Até o momento já autorizamos 6.200 vagas. Então estamos caminhando para cumprir meta e levar à população o projeto de expansão e extensão nos próximos 20 anos visando garantir 2,7 médicos por mil habitantes", explica Heider.

Solenidade de oficialilzação do curso de Medicina pelo Ministério da Saúde em Itabuna - Foto Gabriel de Oliveira 2Solenidade de oficialilzação do curso de Medicina pelo Ministério da Saúde em Itabuna

A previsão é de que até o fim deste ano já tenha sido escolhida a instituição que implantará o curso de medicina em Itabuna. Ainda em outubro sairá o edital de chamada pública para que instituições de ensino privadas interessadas apresentem suas propostas. Antes da publicação, uma audiência pública será realizada em Brasília, para a discussão dos critérios de escolha previstos no processo. Instituições com cursos na área de saúde bem avaliados devem ter prioridade, além daquelas com um plano político-pedagógico.

Ao todo, 39 cidades foram selecionadas. Na Bahia, além de Itabuna, foram habilitados para receber os novos cursos: Alagoinhas, Guanambi, Eunápolis, Jacobina e Juazeiro.

____________________

Prefeitura de Itabuna

Secretaria Municipal de Comunicação

Texto: Lorena Guimarães

Foto: Gabriel de Oliveira

Prefeitura de Itabuna garante apoio ao 10º Mutirão do Diabético

on . Posted in SAÚDE

A Prefeitura de Itabuna será a principal parceira do Hospital de Olhos Beira Rio para a realização do 10º Mutirão do Diabético, que acontece no próximo dia 15 de novembro. Neste sentido, o prefeito Claudevane Leite assinou, na manhã desta quarta-feira, 1º, o termo de compromisso com o coordenador do Mutirão, o médico Rafael Ernane Andrade, assegurando apoio necessário ao evento que já é considerado como o maior dentre os municípios brasileiros que promovem ações de detecção, prevenção e tratamento voltado para portadores do diabetes mellitus.

Médico Rafael Andrade e prefeito de Itabuna Claudevane Leite  na solenidade de assinautra do termo de parceria do Mutirão do Diabético - Foto Pedro AugustoMédico Rafael Andrade e prefeito de Itabuna Claudevane Leite na solenidade de assinautra do termo de parceria do Mutirão do Diabético

Com a parceria, a Prefeitura se compromete em disponibilizar a infraestrutura de toldos, estandes, banheiros químicos, palco, delimitadores de áreas, sonorização, além de mobilizar diversos profissionais e serviços das secretarias municipais da Saúde e da Assistência Social para atuarem na Feira do Diabético, que acontece em paralelo aos atendimentos médicos. Já a Secretaria de Desenvolvimento Urbano, por meio do Departamento de Iluminação Pública, instalará iluminação especial na cor azul em diversos pontos da cidade.

Para o prefeito Claudevane Leite a participação da adaminstração municipal no Mutirão do Diabético é imprescindível, independente de quem seja o gestor. Ele observa que, através deste evento, há 10 anos Itabuna vem dando um exemplo extraordinário de cidadania e solidariedade ao Brasil, quanto ao respeito à prevenção e cuidados para com as pessoas que sofrem com o diabetes. "Portanto, faremos o que for possível para que a 10ª edição do Mutirão do Diabético seja um sucesso e possa proporcionar mais atenção e dignidade a quem sofre deste mal tão silencioso e que graves consequências e sofrimento traz à sociedade e à família", afirmou Vane.

Médico Rafael Andrade e prefeito de Itabuna Claudevane Leite  na solenidade de assinautra do termo de parceria do Mutirão do Diabético - Foto Pedro Augusto 1Médico Rafael Andrade e prefeito de Itabuna Claudevane Leite na solenidade de assinautra do termo de parceria do Mutirão do Diabético

O médico Rafael Andrade enfatizou ao prefeito a importância da parceria com a Prefeitura de Itabuna e do quanto o evento já se tornou referência para centenas de municípios brasileiros, inclusive com a chancela das entidades ligadas a medicina oftalmológica. O dirigente do Hospital de Olhos lembrou que o Mutirão de Itabuna é o principal evento nacional que marca as comemorações pelo Dia do Diabético, que transcorre em 14 de novembro.

O médico citou o fato de a Cidade ser iluminada na cor azul como outro grande destaque entre os municípios brasileiros que aderem à campanha denominada "Novembro Azul", que visa chamar à atenção da sociedade para a importância da prevenção do diabetes. "Mesmo mobilizando dezenas de parceiros e voluntários dos diversos segmentos da sociedade civil organizada, temos consciência da importância da parceria com a Prefeitura para que o evento continue sendo referência nacional", disse Andrade.

O coordenador do Mutirão do Diabético ressaltou ainda danos econômicos, sociais e emocionais que a doença acarreta para a sociedade. Com base em dados da Organização Mundial da Saúde, expostos no vídeo apresentado ao prefeito Vane, o médico revelou que, o aumento do número de diabéticos e as consequências de suas complicações tardias, fizeram do diabetes principal causa de cegueira, amputações e de insuficiência renal, além de outras implicações graves, como as neuropatias, complicações cardiovasculares e diminuição em torno de 10 anos da expectativa de vida.

__________________

Prefeitura de Itabuna

Secretaria de Comunicação Social

Texto: Erivaldo Bomfim

Foto: Pedro Augusto

Mais de 250 participantes na atividade de lazer no Dia do Idoso

on . Posted in ASSISTÊNCIA SOCIAL

Um dia repleto de atividades direcionada só para os idosos. Assim está sendo esta quarta-feira para mais dos 250 homens e mulheres da terceira idade assistidos pelos programas sociais da Prefeitura de Itabuna em parceria com o Governo Federal. As atividades de lazer no Dia do Idoso estão sendo coordenadas pelas equipes técnicas dos Centros de Referência em Assistência Social (CRAS) I e II e do Departamento de Proteção Social Básica – Módulo II da Secretaria da Assistência Social (SAS), na Usemi, no São Caetano.

Comemoração do Dia do Idoso na Usemi em em Itabuna - Foto  Pedro Augusto  2Comemoração do Dia do Idoso na Usemi em em Itabuna


A programação tem a participação do Conselho Municipal do Idoso e consta de palestras com informações sobre cuidados com a saúde física e ocular, através de uma parceria com o DayHorc e atividades físicas e recreativas desenvolvidas pelos educadores físicos das equipes da SAS. Além disso, Secretaria fornece ainda todas as refeições do dia, gratuitamente, inclusive lanches.

Para as irmãs aposentadas Raimunda e Otaviana Trindade Rodrigues, a iniciativa é reconhecimento a quem tanto já contribuiu com a comunidade. "O evento está lindo. Passamos um dia diferente, já que aqui estamos sendo tratados com dignidade e respeito, temos a oportunidade de trocar experiências, além de fazer novas amizades. Esta é uma atividade que deveria acontecer pelo menos uma vez por mês", comentam as aposentadas entre risos.

 

Comemoração do Dia do Idoso na Usemi em em Itabuna - Foto  Pedro Augusto  1Comemoração do Dia do Idoso na Usemi em em Itabuna

Além de proporcionar um momento de lazer, o evento tem como finalidade fortalecer a convivência em equipe, destacar a importância da prevenção das doenças e promover uma melhor qualidade de vida aos idosos. De acordo com o secretário da Assistência Social, José Carlos Trindade, o trabalho que vem sendo realizado pelas equipes de técnicos dos CRAS e do Departamento de Proteção Social Básica – Módulo II, devolve a dignidade para muitos idosos.

"Nosso trabalho com os idosos é diário, através de diversos programas que os atendem. Nossa Secretaria tem como preocupação inseri-los nas mais diversas atividades. Agora mesmo com a instalação do Call Center em Itabuna iremos capacitar um grupo que tenha interesse novamente na sua inserção no mercado de trabalho", explicou José Carlos Trindade.

Na mesa da abertura do evento também prestigiaram o juiz da Vara da Infância e Juventude, Marcos Bandeira; presidente da subsecção da Ordem dos Advogados do Brasil, Andirlei Nascimento, e o presidente do Conselho Municipal do Idoso, Agnaldo Batista. Também compareceu às atividades de lazer dos idoso os vereadores Cesar Brandão, líder do Governo na Câmara Municipal, e Joilson Rosa.

__________________

Prefeitura de Itabuna

Secretaria Municipal de Comunicação

Texto: Lorena Guimarães

Foto: Pedro Augusto

Prefeitura faz convênio com a Oi para beneficiar servidores públicos

on . Posted in GOVERNO

Para atender antiga reivindicação dos funcionários públicos municipais, a Prefeitura de Itabuna assinou, na manhã desta quarta-feira, convênio com a empresa de telefonia Oi, que vai disponibilizar mais de três mil aparelhos celulares e smartphones, além de cinco diferentes pacotes de voz e internet ilimitada. A depender da opção de plano pelo servidor efetivo ou comissionado, o aparelho poderá sair até mesmo de graça.

Secretário de Planejamento e Tecnologia vice-prefeito Wenceslau Junior assina convênio com operadora Oi - Foto Pedro Augusto 2Secretário de Planejamento e Tecnologia vice-prefeito Wenceslau Junior assina convênio com operadora Oi

De acordo com o secretário municipal de Planejamento e Tecnologia, Wenceslau Júnior, o convênio também facilitará a comunicação entre servidores, porque as ligações entre as linhas Oi serão ilimitadas e ficará muito mais barato falar com outras operadoras de telefonia, já que o minuto excedente custará R$ 0,25. Além disso, os aparelhos adquiridos poderão ser pagos em até 24 vezes em parcelas fixas descontadas diretamente do contracheque.

Os planos mensais da operadora variam entre R$ 21,90 e R$ 74,90 para os servidores públicos, enquanto os descontos na aquisição de R$ 394 a R$ 631. Pelos planos mais baratos, o servidor não terá direito ao desconto na aquisição dos aparelhos, mas, em compensação poderá adquirir apenas um chip e ter acesso às vantagens, pagando entre R$ 21,90 e 31,90 mensais. Nesta segunda opção de plano, o servidor receberá R$ 20 de créditos.

No pacote de 50 minutos mensais para ligar para qualquer operadora no código de área começado em "7", o servidor terá desconto de R$ 751 na aquisição dos aparelhos e pode fazer o parcelamento do restante em 24 vezes. O mesmo prazo terá quem optar pelos planos de 100 e 200 minutos mensais para ligar para qualquer operadora. Neste caso são ilimitadas as ligações na Oi nos estados na Bahia e Sergipe. Nos dois casos o desconto para a compra de aparelhos é de R$ 394,00. A internet é ilimitada em todos esses planos.

Os pacotes fazem parte do "Programa Oi Colaborador". O servidor efetivo pode fazer a adesão no balcão instalado no corredor do prédio da Prefeitura de Itabuna e na sala de telefonia da Seplantec, sendo necessária apenas a apresentação do RG e contracheque atualizado, das 8 às 16 horas, de segunda a sexta. Já comissionados necessitarão de autorização do secretário da área onde atua. A previsão da Secretaria de Administração é que os primeiros aparelhos sejam entregues no prazo máximo de 30 dias, a depender do número de adesão.

________________

Prefeitura de Itabuna

Secretaria Municipal de Comunicação

Texto: Ailton Silva

Foto: Pedro Augusto

Campanha de alerta sobre o câncer de mama começa nesta quarta

on . Posted in SAÚDE

"A gente nunca acha que vai acontecer com a gente". O desabafo foi feito pela assistente de nutrição Tânia Batista que há um ano luta contra um câncer de mama faz um alerta às mulheres. Tânia fez radioterapia, quimioterapia, cirurgia de retirada da mama e vai utilizar medicamentos por mais cinco anos. Em entrevista durante a abertura do Outubro Rosa na manhã desta quarta-feira, no Teatro Zélia Lessa, em Itabuna, ela reforçou que a incidência do câncer não está mais atrelada à idade.

Médico mastologista Urandir Riella ao centro participou da abertura da Outubro Rosa - Foto Gabriel de OliveiraMédico mastologista Urandir Riella ao centro participou da abertura da Outubro Rosa

Ao lado de outros pacientes, familiares e profissionais de saúde, que se reuniram para iniciar a campanha anual de conscientização sobre o câncer de mama, Tânia Batista comentou que a fé, o apoio da família e o diagnóstico precoce foram essenciais para o enfrentamento da doença. "Sempre busquei acreditar que tudo ia dar certo. Meu conselho para todas as mulheres é que regularmente façam os exames preventivos e procurem o médico", orientou.

Igualmente confiante com o tratamento estava a dona de casa Lígia Maria Santana, que descobriu a doença em 2013. Ela fez alerta similar sobre a idade das pacientes. "Há muitas mulheres jovens em tratamento. Todas têm que fazer o autoexame. É preciso se cuidar, ir ao médico e fazer os exames de rotina. Hoje câncer não tem idade", adverte.

Muitas mulheres prestigiaram o lançamento da campanha Outubro Rosa em Itabuna - Foto Gabriel de OliveiraMuitas mulheres prestigiaram o lançamento da campanha Outubro Rosa em Itabuna

A CAMPANHA

Este ano a Prefeitura de Itabuna, por meio da Secretaria Municipal da Saúde, elaborou juntamente com o Grupo Se Toque, a Rede Record, a Câmara dos Dirigentes Lojistas (CDL) e a Ícone, um calendário com atividades diversificadas sobre saúde da mulher para as itabunenses durante todo o mês.

Serão intensificadas as atividades nas salas de espera das unidades das Redes de Atenção Básica e de Média e Alta Complexidade da Secretaria Municipal da Saúde. Também serão realizados café da manhã, palestras, rodas-de-conversa, passeio ciclístico, atividade física e oficinas de autoestima e beleza.

A dona de casa Lígia Maria Santana descobriu a doença em 2013 - Foto Gabriel de OliveiraA dona de casa Lígia Maria Santana descobriu a doença em 2013

Para a diretora executiva do Grupo Se Toque, Sueli Dias, a parceria com a Secretaria Municipal da Saúde é fundamental para o sucesso da campanha Outubro Rosa. "Nosso objetivo comum é conscientizar, detectar e tratar pacientes no menor tempo possível", complementou. Sueli lembrou ainda que é preciso despertar nas pessoas a responsabilidade com a própria saúde.

A solenidade de abertura da campanha contou com a participação de representantes da Secretaria Municipal da Saúde, Tatiane Luz, e da 7ª Dires, Marisa Eduane. Ainda o vereador Cesar Brandão, o presidente da CDL, Jorge Braga; o presidente da Academia Grapiúna de Letras (AGRAL), Ivan Montenegro; e o médico mastologista, Urandir Riella.

Tânia Batista há um ano luta contra um câncer de mama - Foto Gabriel de OliveiraTânia Batista há um ano luta contra um câncer de mama

__________________

Prefeitura de Itabuna

Secretaria Municipal de Comunicação

Texto: Naudielle Silva

Fotos: Gabriel de Oliveira

Prefeito destaca importância do Pronatec na formatura de 209 alunos

on . Posted in EDUCAÇÃO

Ao participar da solenidade de formatura de 209 alunos dos cursos do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Médio – Pronatec 2014, na noite de terça-feira na Usemi, o prefeito de Itabuna, Claudevane Leite, afirmou que a qualificação da mão de obra e inserção de novos profissionais no mercado de trabalho é uma das principais metas de sua administração. Vane recomendou aos formandos que jamais se acomodem. "Sempre há mais para aprender. Sempre há mais para crescer", destacou o prefeito.

Autoridades prestigiaram solenidade de formatura de alunos do Pronatec em Itabuna - Foto Wilson Oliveira 1Autoridades prestigiaram solenidade de formatura de alunos do Pronatec em Itabuna

Segundo Vane, o Pronatec começa crescer na cidade. "É um programa que estamos nos empenhando muito para que os nossos jovens possam entrar com mais qualificação no mercado de trabalho. Parabenizo esses alunos e acrescento que não parem por aí. Investir em educação é investir em vidas", argumentou.

Para o coordenador-adjunto do Pronatec do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia (IFBA), campus Ilhéus, Jardel Menezes, o programa atende as pessoas que querem recolocação no mercado do trabalho. "É importante que o IFBA, juntamente com a Prefeitura de Itabuna, possa oferecer e promover uma nova integração ao cidadão para realizar cursos de seu interesse", afirmou.

Formanda do curso de Cuidador de Idosos Amélia Batista dos Santos recebeu certificado do prefeito Vane - Foto Wilson OliveiraFormanda do curso de Cuidador de Idosos Amélia Batista dos Santos recebeu certificado do prefeito Vane

O secretário municipal da Assistência Social, José Carlos Trindade, garantiu que a intenção do governo municipal é que o Pronatec cresça ainda mais em Itabuna dando mais esperança aos jovens para melhorar de vida. "É mais um momento importante para nossa cidade. Estamos reafirmando a cidadania, no sentido de qualificar para o mercado de trabalho e se preparar melhor para a vida", disse.

Já o secretário municipal da Agricultura e Meio Ambiente e coordenador do Pronatec, Lanns Almeida Filho, explicou que "é missão transversal do governo municipal fazer a coordenação do Pronatec pela importância do programa". A formanda do curso de Cuidador de Idosos Amélia Batista dos Santos disse que se sente realizada com a oportunidade. "Estou muito feliz por ter mais uma etapa da minha vida concluída. Só tenho que agradecer por tudo que foi me ofertado durante o período de aulas", comemorou.

Prefeito de Itabuna Claudevane Leite fala na formatura do Pronatec - Foto Wilson Olilveira 1Prefeito de Itabuna Claudevane Leite fala na formatura do Pronatec

A solenidade de formatura contou com a presença dos alunos dos cursos de Agente de Resíduos Sólidos, Garçom, Cuidador de Idoso, Cobrador de Ônibus, Inglês e Espanhol (níveis básico, intermediário e voltado para o turismo), Auxiliar de Cozinha e Administrativo, além dos cursos de Camareiras e Vendedores. Desde o ano passado que o Pronatec oferece qualificação técnica e profissional em Itabuna, tendo como público-alvo pessoas em situação de vulnerabilidade ou risco social inscritas ou em processo de inclusão no Cadastro Único de Programas Sociais do Governo Federal (Cad-Único).

________________

Prefeitura de Itabuna

Secretaria Municipal de Comunicação

Texto: Alline Meira

Fotos: Wilson Oliveira

01.10.14

www.itabuna.ba.gov.br

PREFEITURA DE ITABUNA

SECRETARIA DE COMUNICAÇÃO SOCIAL

Solenidade nesta quarta oficializa criação de novo curso de Medicina

on . Posted in Itabuna

O secretário de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde do Ministério da Saúde, Heider Aurélio Pinto, o secretário estadual de Saúde, Washington Couto, e o prefeito de Itabuna, Claudevane Leite, assinam, nesta quarta-feira, no gabinete do prefeito, o termo que autoriza o funcionamento do curso de medicina no município. A medida faz parte dos compromissos do Programa Mais Médicos para expansão e melhoria da formação em todo o país. A abertura de novos cursos de medicina foi anunciada pelo governo federal no início do mês.

Ministério da Saúde oficializa criação de novo curso de medicina  - Foto Tarso Soares 1Ministério da Saúde oficializa criação de novo curso de medicina

Ao todo, 39 cidades foram selecionadas. Na Bahia, além de Itabuna, foram habilitados para receber os novos cursos: Alagoinhas, Guanambi, Eunápolis, Jacobina e Juazeiro. Com a assinatura do termo de compromisso, os gestores municipais se comprometem a manter a estrutura necessária na rede pública de saúde e fazer as adequações recomendadas para habilitação da faculdade. A assinatura do termo será realizada às 17 horas, no gabinete do prefeito.

Durante o processo de seleção, os municípios foram visitados por uma comissão de especialistas. Entre os critérios avaliados, estava a quantidade de pelo menos cinco leitos no Sistema Único de Saúde disponíveis por aluno e unidade hospitalar com potencial para hospital de ensino. Para escolher as localidades, o governo federal também considerou a necessidade do curso, a organização da rede de saúde para desempenhar as atividades práticas e a capacidade para criação da residência médica.

MAIS MÉDICOS

Em conjunto com a ampliação das vagas de medicina, o Programa também trouxe médicos para atender a demanda imediata apontada pelas prefeituras, disponibilizando 14.462 profissionais para 3.785 municípios e para os 34 distritos indígenas, expandindo o atendimento em saúde para 50 milhões de brasileiros. Em Itabuna, são três médicos do programa.

Ministério da Saúde oficializa criação de novo curso de medicina  - Foto Tarso Soares 2Ministério da Saúde oficializa criação de novo curso de medicina

No eixo de infraestrutura, o governo federal está investindo na expansão da rede de saúde. São R$ 5,6 bilhões para o financiamento de construções, ampliações e reformas de Unidades Básicas de Saúde (UBS) e R$ 1,9 bilhão para construções e ampliações de Unidades de Pronto Atendimento (UPAs). Em Itabuna, já foram requalificadas onze unidades e outras oito estão em reforma. O município já está construindo uma UPA no Monte Cristo e uma segunda começará no bairro Fonseca, no mês de novembro.

____________________

Prefeitura de Itabuna

Secretaria Municipal de Comunicação

com: Ministério da Saúde

Mais uma avenida do centro de Itabuna será recapeada e sinalizada

on . Posted in DESENVOLVIMENTO URBANO

Depois de concluídos o recapeamento e sinalização das avenidas José Soares Pinheiro, Aziz Maron, Mário Padre, Inácio Tosta Filho, Juracy Magalhães e Princesa Isabel, o Governo do Estado inicia nesta quarta-feira as intervenções na Avenida Amélia Amado. Atendendo a um pedido do prefeito Claudevene Leite serão recuperados 28 mil metros quadrados de uma das principais vias de tráfego de Itabuna.

Prefeito de Itabuna Claudevane Leite assina ordem de serviço para o recapeamento de mais uma avenida do centro - Foto Pedro Augusto  1Prefeito de Itabuna Claudevane Leite assina ordem de serviço para o recapeamento de mais uma avenida do centro

A autorização para o início da obra foi assinada na manhã desta terça-feira pelo prefeito Vane. Os serviços de recapeamento e sinalização da Amélia Amado serão concluídos em 15 dias ao custo de R$ 653.339,93. As duas pistas da Avenida Amélia Amado serão recapeadas da Avenida Francisco Ribeiro Junior (beira-rio) indo até o viaduto na rodovia BR-101, saída para Itajuípe, e do viaduto à Avenida José Soares Pinheiro.

O prefeito Vane agradeceu ao governador Jaques Wagner por ter atendido a um pedido para requalificar as principais avenidas de Itabuna. "É uma parceria que tem trazido bons resultados para o nosso município. Já foram recuperados 129.30 mil metros quadrados de pavimentação asfáltica e sinalização, com investimento de R$ 2.935.909,45. Na terça-feira foi assinada ordem de serviço para construção Praça Clara Kauark, no bairro Zildolândia. Até o final do ano será concluído o novo processo de licitação para construção da barragem no Rio Colônia", afirmou o prefeito.

VISUAL NOVO

O prefeito destacou ainda que, além de melhorar as condições de tráfego e dar mais segurança no trânsito, os serviços darão um novo visual na Amélia Amado onde estão instalados muitos estabelecimentos comerciais.

O motorista Marcone Ribeiro dos Santos tem opinião parecida. "Ficou muito melhor trafegar pelo centro de Itabuna. Quase todas as avenidas recapeadas e estão bem sinalizadas", lembrou. Já para o mototaxista Ronaldo de Oliveira Cruz, a recuperação das vias garante melhoria para motoristas, motociclistas e pedestres.

Prefeito de Itabuna Claudevane Leite assina ordem de serviço para o recapeamento de mais uma avenida do centro - Foto Pedro Augusto  3Prefeito de Itabuna Claudevane Leite assina ordem de serviço para o recapeamento de mais uma avenida do centro

"Há pouco mais de dois anos a situação dessas avenidas era muito precária. As faixas de pedestre estavam todas apagadas e tinha muitos buracos o que aumentava risco de acidentes", disse Ronaldo de Oliveira. Participaram da assinatura da ordem de serviços, a assessora especial da Secretaria de Desenvolvimento Urbano do Estado da Bahia (Sedur), Adélia Andrade Santos, e a Superintendente de Obras da Companhia de Desenvolvimento Urbano (Conder), Tereza Tavares.

Também prestigiaram o evento os secretários Marcos Monteiro (Desenvolvimento Urbano), Clodovil Soares (Transporte e Trânsito), Cleide de Sousa (Governo) Lanss Almeida Filho (Agricultura), vice-prefeito Wenceslau Júnior (Planejamento e Tecnologia), Evans Maxwel Silva (Esporte e Recreação), Silas Alves (chefe de Gabinete), além dos presidentes da Fundação Itabunense de Cultura e Cidadania (Roberto José da Silva) e Emasa (Ricardo Campos). Os vereadores César Brandão, Jairo Araújo, Valéria Morais, Júnior Brandão, Ruy Machado, Nadson Monteiro e Carlos Coelho.

_____________________

Prefeitura de Itabuna

Secretaria Municipal de Comunicação

Texto: Ailton Silva

Fotos: Pedro Augusto

Campanha IPTU Premiado contempla mais quatro contribuintes

on . Posted in SECRETARIA DA FAZENDA

Mais quatro prêmios da campanha IPTU Premiado foram entregues na manhã desta terça-feira pela Prefeitura de Itabuna aos ganhadores dos sorteios através da extração da Loteria Federal. O programa de educação tributária está no 13º sorteio e é desenvolvido pela Secretaria Municipal de Finanças com o objetivo de incentivar o pagamento em dia dos tributos pelos contribuintes.

Félix Borges Cruz ganhou notebook  - Foto Wilson OliveiraFélix Borges Cruz ganhou notebook

Desta vez, os contemplados receberam das mãos do secretário de Finanças, Marcos Cerqueira, na área externa do Centro Administrativo Firmino Alves os seguintes prêmios: uma motocicleta CG Titan 150 cilindradas, uma máquina de lavar, além de dois notebooks. Para o próximo ano, o secretario já anunciou o aumento na premiação. "No próximo ano entregaremos 32 prêmios, pois acrescentamos bicicletas e televisores, além de mais uma motocicleta para a premiação", garante o secretário.

Maria Eufrásia Dias ganhou notebook - Foto Wilson OliveiraMaria Eufrásia Dias ganhou notebook

Os contribuintes sorteados foram Maria Izabel Teles Silva, ganhadora da motocicleta; Maria Eufrásia Dias, ganhadora de um notebook; Verônica Maria de Oliveira, que levou para casa uma máquina de lavar; e Félix Borges Cruz, também ganhador de um notebook, moradores dos bairros São Caetano, Santo Antônio, Jardim Vitória e Nova Itabuna, respectivamente.

Maria Izabel Teles Silva recebeu moto como prêmio do secretário da Fazenda Marcos Cerqueira - Foto Wilosn OliveiraMaria Izabel Teles Silva recebeu moto como prêmio do secretário da Fazenda Marcos Cerqueira

Para a dona de casa Maria Izabel Teles Silva este momento, além de gratificante, serve de incentivo para outros contribuintes. "Agora meus vizinhos poderão saber que é verdade e também ficarão incentivados a pagar o IPTU em dia. Muitos duvidavam da campanha do IPTU Premiado, mas eu sempre paguei em dia. Depois dessa campanha, quando também temos a vantagem de ganhar descontos e ainda concorrer prêmios, ai é que não atraso mesmo. Além dos 15% de desconto ganhei uma motocicleta", conta satisfeita a contribuinte.

Verônica Maria de Oliveira ganhou máquina de lavar - Foto Wilson OliveiraVerônica Maria de Oliveira ganhou máquina de lavar

___________________

Prefeitura de Itabuna

Secretaria Municipal de Comunicação

Texto: Lorena Guimarães

Foto: Wilson Oliveira

Saúde mental será discutida em evento do Hospital de Base

on . Posted in SAÚDE

Pacientes, acompanhantes, estudantes e profissionais da saúde participam de 6 a 10 de outubro da Semana da Saúde Mental em Movimento do Hospital de Base de Itabuna. O evento deve reunir mais de 100 participantes por dia na área externa do hospital para palestras, oficinas, atividades culturais, serviços sociais e de beleza. Os objetivos são confraternizar, divulgar informações, discutir pontos importantes sobre o tratamento dos pacientes do Setor de Psiquiatria e comemorar o dia Mundial da Saúde Mental, celebrado no dia 10 de outubro.

Hospital de base realiza Semana da Saúde MentalHospital de base realiza Semana da Saúde Mental

A Semana da Saúde Mental em Movimento é um evento aberto ao público em geral e deve promover entre os participantes meios para vencer o preconceito para com os pacientes. No primeiro dia (6) a temática será "Como vencer a depressão", que será abordada pelas psicólogas Samara Pitombo e Solange Prates. No dia 7, a assistente social Eliane Falcão explica "A importância do serviço social na psiquiatria". No dia 8, os "Cuidados com a alimentação" serão explicados pela nutricionista Edna Oliveira Silva.

Já no dia 9 as temáticas abordadas serão "DST aspectos de prevenção e promoção" pela enfermeira Jennyfer Menezes e "Como resgatar a autoestima na doença mental" pelo psicanalista Edvaldo Cecílio. O encerramento do evento, no dia 10, terá a presença de autoridades municipais e será marcado por apresentações culturais e serviços gratuitos em parceria com salão de beleza, clínicas particulares e diversos setores da administração pública.

Os participantes do evento terão acesso a corte de cabelo, manicure e pedicure, massoterapia, conversa com psicólogos, informações sobre programas sociais e teste rápido de DSTs. O evento é coordenado pela equipe da psiquiatria do Hospital de Base, incluindo psicanalista, enfermeiros, assistente social e equipe de enfermagem e recepção.

__________________

Prefeitura de Itabuna

Secretaria Municipal de Comunicação

Texto: Naudielle Silva

Foto: Divulgação

360CEU

banner-mais-noticias