Secretário faz balanço positivo de obras em andamento em Itabuna

on . Posted in DESENVOLVIMENTO URBANO

cretário municipal de Desenvolvimento Urbano, Marcos Monteiro, fez esta semana um balanço positivo das obras que estão em andamento no município, mesmo com a queda de receita registrada nos últimos meses. São mais de 30 obras de dimensões variadas, executadas com recursos próprios ou dos governos estadual e federal. As ações para melhorar a qualidade de vida dos itabunenses ocorrem em toda a cidade.

Recapeamento asfáltico na Amélia Amado - Foto Pedro AugustoRecapeamento asfáltico na Amélia Amado

Marcos Monteiro ressalta que as obras sendo executadas em locais em que a população esperava há anos, atendendo a uma demanda reprimida. "É o caso da contenção de encosta, esgotamento sanitário e drenagem pluvial e calçadas na Avenida Juracy Magalhães, na saída para Ilhéus. Com a obra, diminuímos o risco de dezenas de famílias serem prejudicadas por deslizamento de terra", explica o secretário, acrescentando que as benfeitorias na avenida são parte do projeto de qualificação das entradas da cidade, que inclui construção de canteiros e calçadas também na Avenida Ibicaraí, no Nova Itabuna.

Ele destaca entre as principais obras executadas no município a construção de creche/escola no bairro Vila Anália; a Unidade de Pronto Atendimento (UPA-24 horas), no Monte Cristo; o Shopping Popular, no centro da cidade, o posto da Companhia Comunitária da Polícia Militar, no Califórnia e a praça Clara Kauark, no Zildolândia.

Mais investimentos

O secretário elenca ainda investimentos feitos na pavimentação asfáltica, construção de encostas e passeio na Rua José Alves Franco Sobrinho, no bairro São Roque; o Banco de Alimentos, em Nova Ferradas; a reforma do Restaurante Popular, no Fátima; a construção de canteiros e recuperação da pavimentação a paralelepípedos de ruas laterais na Avenida Ibicaraí; além do esgotamento sanitário, drenagem pluvial e passeios, no Vila Anália, cuja obra prossegue, mesmo com a dificuldade financeira da Prefeitura.

UPA-24 Horas de Itabuna terá laje em duas semanas - Foto Gabriel de Oliveira 4UPA-24 Horas de Itabuna terá laje em duas semanas

A lista de obras executadas pela Prefeitura de Itabuna incluem ainda a segunda etapa da requalificação do Calçadão da Rui Barbosa, uma rotatória da Avenida Juracy Magalhães e a reforma do prédio onde funcionará o núcleo municipal do Serviço de Intermediação para o Trabalho (SineBahia), na Avenida Inácio Tosta Filho.

O trabalho não para por aí. O bairro Novo Horizonte, por exemplo, está sendo contemplado com esgotamento sanitário; drenagem pluvial, implantação de escadarias, recuperação de rede pluvial, colocação de meio-fio e pavimentação, esgotamento sanitário e revitalização da praça principal.

De acordo com Marcos Monteiro, mais de 70% dessas obras são executadas com recursos do Tesouro Municipal, que está investindo também em reforma de escolas como Luís Viana Filho, no Santo Antônio, e Instituto Municipal de Educação Aziz Maron (Imeam), no bairro de Fátima, além da recuperação de ruas e avenidas em diversos bairros e centro da cidade.

Recapeamento melhora avenidas e ruas de Itabuna

Para manter o Programa Permanente de Recuperação e Manutenção de Vias, que vem atuando em toda a cidade, a Prefeitura aumentou de duas para quatro as equipes de pavimentação asfáltica, cujo trabalho já chegou a ruas e avenidas em bairros como Conceição, São Caetano, Califórnia, Mangabinha, Ferradas, Nova Ferradas e Fonseca, além de diversas ruas no Centro Comercial. Esta ação é contínua e inclui também a recuperação de vias calçadas a paralelepípedos.

Vista das ruas Juarez Távare e A no Bairro Vila Anália - Foto Pedro AugustoVista das ruas Juarez Távare e A no Bairro Vila Anália

Nos últimos 20 meses, foram recuperados 2.793 metros quadrados de rua a paralelepípedo em, pelo menos, dez bairros da cidade. No bairro Conceição, por exemplo, o trabalho contemplou as ruas Aurora, Santo André e travessa Santo Antônio. O trabalho melhorou tráfego também nas ruas Pernambuco, Piauí, Mato Grosso e Maranhão, no Jardim Vitória; Rio Almada, Alexandre Fleming, Rio de Contas, no Góes Calmon, e Trovadores e Operários, no Novo Horizonte.

Atualmente, o recapeamento asfáltico beneficia as ruas dos bairros Vila das Dores, Ferradas, São Caetano e Sarinha Alcântara. Neste último bairro o trabalho beneficia as ruas Corbiniano Freire, Ribeirópolis e Bom Jesus.

O secretário de Desenvolvimento Urbano destaca ainda que, em parceria com o Governo do Estado, foram recapeadas e sinalizadas as avenidas Princesa Isabel, Inácio Tosta Filho, José Soares Pinheiro, Juracy Magalhães, Aziz Maron, Mário Padre, além da Amélia Amado, cujo trabalho de recuperação de 28 mil metros quadrados já está sendo executado e deve ser concluído nos próximos 15 dias.

Secretaria Municipal de Comunicação

Texto: Ailton Silva