Prefeitura de Itabuna reforça garantias de direitos aos cidadãos

on . Posted in ASSISTÊNCIA SOCIAL

Prefeito de Itabuna Claudevane Leite inaugura CDC que garante direitos aos cidadãos - Foto Gérson Teixeira 3
Prefeito de Itabuna Claudevane Leite inaugura CDC que garante direitos aos cidadãos

Com a inauguração do Centro de Defesa do Cidadão – CDC hoje, na Praça Olintho Leone, no antigo prédio da administração municipal, a Prefeitura de Itabuna reforça as garantias de direitos dos cidadãos nas relações de consumo, com o poder público e junto ao Poder Judiciário. Para comemorar os 104 anos de emancipação política de Itabuna, o prefeito Claudevane Leite, inaugurou o CDC que centraliza em um só local os serviços do Procon, da Assistência Jurídica Gratuita e da Ouvidoria Geral do Município.

Os três órgãos, vinculados à Procuradoria Geral do Município, disponibilizam acesso gratuito dos cidadãos e da sociedade como um todo a questões que envolvem direitos e garantias. Na inauguração, o prefeito Claudevane Leite exaltou a satisfação do governo municipal em entregar esse importante mecanismo aos itabuneneses.

Prefeito Claudevane Leite  bispo Dom Ceslau comandante do 15º BPM Ten-Cel Ubiracy e vereador José Silva hasteiam bandeiras - Foto Gérson Teixeira
Prefeito Claudevane Leite  bispo Dom Ceslau comandante do 15º BPM Ten-Cel Ubiracy e vereador José Silva hasteiam bandeiras

"Estamos realizando melhorias para a vida de todos os cidadãos. O CDC é uma obra importante para a cidade, pois facilita o atendimento jurídico gratuito para a população, principalmente dos cidadãos que não podem pagar advogado. Estamos deixando um legado para Itabuna", afirmou Vane, que agradeceu a cooperação da Secretaria da Justiça, Cidadania e Direitos Humanos da Bahia e da Superintendência do Procon – BA.

Para o procurador-geral do Município, Harisson Ferreira Leite, o CDC comporta dois órgãos importantes do município a Ouvidoria e a Assistência Jurídica Gratuita, além da Superintendência de Proteção e Defesa do Consumidor (PROCON). "Teremos funcionários trabalhando diariamente para atender ao público. Nossa intenção é popularizar e tornar mais acessível qualquer assistência jurídica para a sociedade", explicou.

A banda de música da Polícia Militar executou o Hino Nacional na inauguração do CDC - Foto Gérson Teixeira
A banda de música da Polícia Militar executou o Hino Nacional na inauguração do CDC

Já o Superintendente do PROCON-BA, Ricardo Maurício Freire, disse que a criação do Centro de Defesa do Cidadão é marco importante no acesso dos cidadãos à justiça. "Sentimos-nos honrados em participar dessa inauguração. É visível que o CDC dispões de todos os recursos humanos e materiais necessários para atender a população, que irá se utilizar desse mecanismo da melhor maneira possível para resolver situações judiciais e abranger esclarecimentos referentes aos seus direitos nas relações de consumo", disse.

O secretário municipal de Planejamento e Tecnologia, vice-prefeito Wenceslau Junior, se disse emocionado por ver a administração do prefeito Vane dando passos seguros na proteção aos direitos dos cidadãos, principalmente daqueles mais necessitados. Wenceslau atuou como advogado há cerca de 20 anos na Assistência Jurídica Gratuita e afirmou conhecer muito bem as dificuldades das pessoas simples que não têm como pagar profissionais para a defesa dos seus direitos. "O prefeito Vane está de parabéns por sua sensibilidade com a centralização desses serviços aos cidadãos", afirmou.

Antes da inauguração do CDC, o prefeito Claudevane Leite, secretários municipais, autoridades, convidados e servidores públicos municipais participaram da solenidade de hasteamento de bandeiras promovido pela Loja Maçônica Areópago de Itabuna. Em seguida, a comitiva prestigiou a Missa Solene, na Catedral de São José, oficiada pelo bispo Dom Ceslau Stanula em comemoração ao aniversário de Itabuna.

No discurso de agradecimento, o prefeito Vane agradeceu às comunidades religiosas pelos serviços realizados em Itabuna. "Temos um único Senhor e uma única fé. Não existe nada mais gratificante em parabenizar nossa querida Itabuna que não com as orações de força, agradecimento e pedidos ao nosso Deus", disse o prefeito.

________________

Prefeitura de Itabuna

Secretaria de Comunicação Social

Texto: Alline Meira

Fotos: Gerson Teixeira

Moradores de rua de Itabuna ganham Centro Especializado

on . Posted in ASSISTÊNCIA SOCIAL

INAUGURAÇÃO CENTRO POP foto 01 pedro augusto

As 163 pessoas cadastradas pela Prefeitura de Itabuna, por intermédio da Secretaria da Assistência Social que perderam o vínculo com a família, estão desempregadas, morando na rua e em situação de vulnerabilidade social, ganharam um importante equipamento público neste domingo, 27. O Centro de Referência Especializado para População em Situação de Rua (Centro POP) foi inaugurado pelo prefeito Claudevane Leite, na Praça Santo Antônio, no centro da cidade, como parte do conjunto de obras e ações pelos 104 anos de aniversário do município.

O prefeito Vane lembrou que o Centro POP é a porta de entrada para diversos serviços públicos em rede nas áreas da saúde, educação e programas sociais dos governos municipal, estadual e federal. O prefeito disse que, além de tirar as pessoas das ruas de Itabuna, o objetivo capacitá-las e recolocá-las no seio familiar e no mercado de trabalho. "Com o Centro POP, temos uma rede completa de programas para atendimento às pessoas que hoje estão vivendo nas ruas da cidade", explicou.

INAUGURAÇÃO CENTRO POP foto 02 pedro augusto

O prefeito ressaltou que recentemente foi implantado no município o Programa Crack é Possível Vencer, que visa auxiliar no combate às drogas. Itabuna é um dos seis municípios baianos contemplados com o programa desenvolvido em parceria com o Ministério da Justiça e Secretaria Estadual de Segurança Pública. "Ganhamos duas motocicletas e duas viaturas, que serão usados por guardas municipais civis, policiais civis e militares, além de 50 pistolas teaser e 300 sprays de pimenta para utilizar se necessário na contenção de pessoas em surto", destacou.

Já o secretário de Assistência Social, José Carlos Trindade, disse que o governo municipal tem se preocupado em oferecer todas as condições para que as pessoas deixem as ruas e contem com a necessária atenção psicossocial e material. O secretário também detalhou como funcionará o atendimento às pessoas em situação de vulnerabilidade, que foram identificadas desde julho do ano passado em um diagnóstico elaborado pelas equipes multidisciplinares da Secretaria da Assistência Social. "A Prefeitura decidiu que as pessoas em situação de rua terão acolhimento", afirma.

INAUGURAÇÃO CENTRO POP foto 04 pedro augusto

De acordo com José Carlos Trindade, a partir de agora o Centro POP será a ponte para os Centros de Atenção Psicossocial (CAPS), centros de recuperação, casa de passagem, abrigo, cursos profissionalizantes e até tratamento médico-psiquiátrico, caso necessário. O titular da Assistência Social aproveitou para tranquilizar os comerciantes da área central da cidade que não entenderam a função do Centro POP. "Muita gente acreditava que aqui ficaram abrigados os moradores de rua. Eles não ficarão aqui. Serão encaminhados para serviços especializados mantidos pela Prefeitura", finalizou.

A equipe do Centro POP conta com assistente social, psicólogo, advogado, terapeuta ocupacional e educadores sociais. O espaço tem oito salas para atendimento individualizado, banheiros, rouparia, cozinha e recepção. Prestigiaram a inauguração do Centro POP os secretários Marcos Cerqueira (Fazenda), Mariana Alcântara (Administração), Evans Maxwel Silva (Esportes), Dinalva Melo do Nascimento (Educação), Giorlando Lima (Comunicação Social), Silas Alves (chefe de Gabinete), Paulo Bicalho (presidente da Fundação da Assistência à Saúde de Itabuna, mantenedora do Hospital de Base), o vereador Francisco Edes, lideres comunitários do bairro São Pedro e da Rua da Bananeira, além de servidores municipais.

_________________

Prefeitura de Itabuna

Secretaria de Comunicação Social

Texto: Ailton Silva

Fotos: Pedro Augusto

Meta do Centro POP é mudar a vida da população de rua de Itabuna

on . Posted in ASSISTÊNCIA SOCIAL

Secretário José Carlos Trindade vistoria Centro Pop - Foto Pedro Augusto
Secretário José Carlos Trindade vistoria Centro Pop

Acolher, assistir e mudar as condições de vida da população que vive nas ruas de Itabuna sem qualquer assistência estão as principais metas do Centro de Referência Especializado para População em Situação de Rua – Centro Pop que será inaugurado pelo prefeito Claudevane Leite, às 14 horas de domingo, 27, na Praça Santo Antônio, Centro. Atualmente há no município de 12 famílias e 163 pessoas em situação de rua, de acordo com um diagnóstico elaborado pelas equipes multidisciplinares da Secretaria da Assistência Social, em levantamento iniciado em junho do ano passado e concluído recentemente.

De acordo com o secretário José Carlos Trindade, o Centro Pop atenderá esse público, já que o órgão desenvolverá políticas públicas para a população de rua, pois é uma unidade pública e estatal referenciada para atendimento especialização à população adulta em situação de rua, no âmbito da Proteção Social Especial de Média Complexidade do SUAS – Sistema Único de Assistência Social. A unidade é vinculada à Secretaria da Assistência Social e conta com o apoio da Secretaria Estadual de Desenvolvimento Social e Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome.

"No Centro de Referência, o morador de rua terá acolhimento da equipe de assistentes sociais, psicólogos, advogado e cuidadores a quem competirá à triagem e diagnóstico de sua situação, incluindo assistência jurídica, já que há casos de cometimento de ilícitos penais – uso de drogas, furtos, roubos, lesões corporais, etc. O atendimento se complementa com assistência psicológica e social e inclusão em cursos de qualificação para que retorne ao seio familiar. Há todo um estudo de caso, o que também inclui a abordagem da família", explicou Trindade.

O titular da Assistência Social diz ainda que o Centro de Referência Especializado para População em Situação de Rua oferece um Serviço Especializado para Pessoas em Situação de Rua, de acordo com a Tipificação Nacional de Serviços Socioassistenciais. Além do Centro Pop, no Centro, também há um abrigo (Casa de Passagem) que representa espaço de referência para o convívio grupal, social e o desenvolvimento de relações de solidariedade, afetividade e respeito, proporcionar vivências para o alcance da autonomia e estimular a organização, a mobilização e à participação social.

"Todo o trabalho é feito para que a pessoa retome as condições mentais de comportamento social. Os profissionais darão integral assistência através de uma rede para que a pessoa saiba que não é normal morar na rua. A ação é para que as pessoas que estão acostumadas com as ruas passem a gostar novamente de um lar. Tudo começa com a abordagem do morador de rua pelos técnicos ou pela procura espontânea dele pelos serviços do Centro Pop. Além de ser problema social grave para ele, também é para a sociedade, já que muitas vezes o morador usa as ruas como espaço para as suas necessidades fisiológicas e até sexuais", argumenta o secretário.

Nas atividades e programas do Centro Pop são investidos mensalmente R$ 180 mil em recursos repassados pelo MDS mais a contrapartida da Prefeitura na montagem da estrutura e equipes multidisciplinares. Além do acolhimento, os usuários da unidade terão acompanhamento do Centro de Atenção Psicossocial – CAPS, centros de recuperação e até Hospital de Base para atendimento médico-psiquiátrico, se necessário. "Todo o trabalho é baseado na estratégia da conquista das pessoas para que, depois de acolhidas mudem o comportamento social, recuperam a saúde mental e retomem as condições normais de vida saudável", afirma José Carlos Trindade.

________________

Prefeitura de Itabuna

Secretaria Municipal de Comunicação

Texto: Luiz Conceição

Foto: Gabriel de Oliveira e Pedro Augusto

Campanha de doação de sangue pelo servidor municipal coleta 90 bolsas

on . Posted in ASSISTÊNCIA SOCIAL

Doar sangue é doar vida - Foto Wilson Oliveira

Em apenas 11 dias, a campanha de doação de sangue pelos servidores públicos municipais, desenvolvida a partir deste mês pela Secretaria da Administração da Prefeitura e até dezembro, em parceria com o Banco de Sangue da Santa Casa de Misericórdia de Itabuna, coletou 90 bolsas de sangue. A campanha, além de salvar vidas, mobiliza servidores municipais e a comunidade não só durante o período, mas por toda a vida já que desperta sentimento de solidariedade e amor ao próximo.

De acordo com a secretária da Administração, Mariana Alcântara, a campanha solidária, com a participação direta do servidor público municipal, é sucesso e em muito auxilia a captação de sangue pelo Banco de Sangue, cuja maior dificuldade é suprir a necessidade de 1.500 doadores mensais. "Além do gesto de doar vida, o servidor voluntário tem direito a um atestado médico que lhe concede um dia de folga no trabalho ou na escola", disse.

O coordenador de Captação do Banco de Sangue da Santa Casa de Misericórdia de Itabuna, Rosildo Ribeiro, se mostrou confiante de que a meta de coletar entre 200 e 250 bolsas de sangue diárias para a unidade com o apoio da Secretaria da Administração será alcançada. "Só o Hospital de Base consome em média 350 unidades de sangue mensalmente. Além disso, o Banco de Sangue atende mais seis hospitais de Itabuna e outros 150 municípios da região. Então, é preciso que haja mais participação e mobilização", expressou.

Município considerado como um dos maiores polos de atendimento médico em média e alta complexidade no Sul do Estado, Itabuna sai na frente com a realização da campanha de doação voluntária de sangue pelo servidor público municipal, que pode ser abraçada por outros municípios. O Banco de Sangue funciona de segunda a sexta-feira das 7 as 17 e aos sábados das 7 às 12 horas.

_________________

Prefeitura de Itabuna

Secretaria de Comunicação Social

Texto: Lorena Guimarães

Fotos: Wilson Oliveira

Prefeitura reforça atendimento a famílias em áreas de vulnerabilidade social

on . Posted in ASSISTÊNCIA SOCIAL

Programas da SAS fortalecem vínculos familiares das crianças - Foto Gabriel de OliveiraProgramas da SAS fortalecem vínculos familiares das crianças

Dentre os diversos serviços oferecidos pela Prefeitura de Itabuna em atenção às famílias em situação de vulnerabilidade social estão as atividades físicas, lúdicas e culturais promovidas pela Secretaria da Assistência Social (SAS), por meio do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos, que atualmente atende 700 crianças e adolescentes e cerca de 200 idosos. O Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos abrange vários programas executados pela SAS e ajuda os participantes a resgatar e entender o desenvolvimento de sua cidadania, fortalecer os vínculos entre familiares e promover o envelhecimento saudável.

Unificado em 2013, a partir de antigos programas como Pro-Jovem Adolescente, PETI e programas de assistência a Crianças e Idosos, o Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos faz parte do Departamento de Proteção Social Básica da SAS. O público-alvo são as crianças de 0 a 14 e adolescentes de 15 a 17 anos, cujas famílias são beneficiárias do Bolsa Família; idosos com mais de 60 anos, que recebem o Benefício de Prestação continuada (BPC) e estende-se ainda aos jovens em situação de risco pessoal e social, encaminhados pelos serviços de Proteção Social Especial do SUAS (CREAS Medidas Socioeducativas) ou por conselhos tutelares, Ministério Público, Vara da Infância e Juventude e outros que fazem parte do Sistema de Garantia dos Direitos da Criança e do Adolescente.

A meta da Secretaria da Assistência Social é ampliar o atendimento abrangendo, inclusive, jovens e adultos. Para tanto, mantém 10 núcleos em atendimento a crianças e cinco para adolescentes e também está implantando e reabrindo novos coletivos. As atividades são realizadas de segunda a quinta-feira, pela manhã e à tarde. Nas sextas-feiras acontecem as reuniões e a busca-ativa de crianças e adolescentes faltosos, visando contribuir no processo de desenvolvimento da autonomia e de sociabilidade delas.

Além do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos são referenciados no Centro de Referência de Assistência Social – CRAS I e CRAS II: a Divisão para a Juventude; o Programa Integração AABB-Comunidade; e a Escola Profissionalizante de Itabuna. De acordo com a diretora da Proteção Social Básica- Módulo II, Mônica Oliveira Cunha de Santana, a importância do atendimento é equilibrar o trabalho teórico e prático para ajudar as famílias a entender e enfrentar as desigualdades sociais e a necessidade de ser garantida a todos qualidade de vida.

_________________

Prefeitura de Itabuna

Secretaria de Comunicação

Texto: Naudielle Silva

Fotos: Gabriel de Oliveira

Depoimentos sobre ação do CREAS-Medidas em Itabuna emocionam

on . Posted in ASSISTÊNCIA SOCIAL

Ações do CREAS - Medidas forram divulgadas durante Café da Manhã - Foto Gabriel de Oliveira 1Ações do CREAS - Medidas forram divulgadas durante Café da Manhã

Dialogar com a sociedade e mostrar aos parceiros a importância das ações realizadas no Espaço Grapiúna Cidadão, local onde crianças e adolescentes em conflito com a lei cumprem medidas socioeducativas. Estes foram os principais objetivos de um encontro promovido na manhã de hoje, no Jardim Grapiúna, pela Secretaria da Assistência Social e o Juizado da Vara da Infância e Juventude, além de instituições parceiras.

Durante o evento, os parceiros conheceram a história da jovem mãe Jessiane Pereira que teve sua vida transformada após ser assistida pelos programas, oficinas e atividades da equipe multidisciplinar do CREAS Medidas, mantido pela Prefeitura, através da Secretaria da Assistência Social. "Eu tive a oportunidade de mudar de vida. Todo jovem deveria ter essas oportunidade que eu tive aqui. Minha família me tinha como um caso perdido, mas aqui encontrei pessoas que acreditavam na mudança do ser humano, acreditaram e confiaram na minha mudança me inseriram em programas sociais. Hoje, estou aqui para provar que o jovem precisa é desse cuidado que muitas vezes falta em casa", disse em emocionado depoimento.

A seguir Jessiane fez um desabafo: "Eu queria dizer a todos vocês, aqui presentes, que não julguem um adolescente infrator, pois, por detrás daquele jovem-problema deve existir algum problema ainda muito maior, como o abuso sexual sofrido dentro do lar, maus-tratos, abandono... Aqui os técnicos identificaram minhas falhas e, com muito trabalho, as corrigiram. Hoje estou aqui, grávida e livre de tudo de ruim do meu passado", conta a jovem gestante de quatro meses. Um pai também fez um relato sobre as mudanças que passa seu filho após as oficinas.

Ações do CREAS - Medidas forram divulgadas durante Café da Manhã - Foto Gabriel de Oliveira 2Ações do CREAS - Medidas forram divulgadas durante Café da Manhã

Para o secretário municipal de Assistência Social, José Carlos Trindade, depoimentos como o de Jessiane e do senhor Miguel de Jesus dos Santos, pai de um adolescente que cumprem medida sócio-educativa comprovam o comprometimento do programa municipal que hoje é modelo para muitas outras cidades. "O trabalho é conjunto e começa a mostrar resultados. Os números comprovam isso. No ano de 2012 ocupamos a segunda posição de cidade com maior risco de vulnerabilidade juvenil no Brasil. Atualmente estamos na sexta posição e a meta é diminuir ainda mais. Por isso, Itabuna conseguiu se inserir em programas de políticas públicas para drogas com o "Crack é Possível Vencer", que atende cerca de 70 jovens, e o Programa de Erradicação do Trabalho Infantil- PETI", explica Trindade.

O juiz Marco Antônio Santos Bandeira e a coordenadora do CREAS - Medida, Rosana Bandeira, destacam a importância do projeto, cujo trabalho humanizado de toda equipe consegue recuperar cerca de 70% dos jovens em situação de risco e vulnerabilidade social. "Durante o período em que o adolescente cumpre a medida-sociedacativa no Grapiúna Cidadão ele participa de atividades oficinas de arte, sob a supervisão de profissionais multidisciplinares. No Espaço Grapiúna Cidadão são trabalhados valores éticos universais como o amor, a solidariedade, o respeito às pessoas e a religiosidade. Acredito que essas ações tem feito um diferencial muito grande na vida dessas famílias assistidas", assina Rosana Bandeira.

Juiz Marco Antonio Bandeira fala sobre ações do CREAS-Medidas - Foto Gabriel de Oliveira 3Juiz Marco Antonio Bandeira fala sobre ações do CREAS-Medidas

O encontro de hoje reuniu parceiros e representantes do Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS), Ministério Público, Conselho Tutelar, Polícias Militar e Civil, além de profissionais como psicólogos, assistentes sociais, coordenadores do programa federal de políticas públicas para as drogas "Crack é possível vencer", dentre outros.

__________________

Prefeitura de Itabuna

Secretaria Municipal de Comunicação

Texto: Lorena Guimarães

Foto: Gabriel de Oliveira

Acolhimento pelo CREAS-Medidas será tema de encontro na segunda

on . Posted in ASSISTÊNCIA SOCIAL

Juiz  Marcos Bandeira ao centro presidiu audiência do Creas - Medida ano passado  - Foto Gabriel de  OliveiraJuiz  Marcos Bandeira ao centro presidiu audiência do Creas

Parceiros e entidades que atuam junto ao Centro de Referência Especializado de Assistência Social – CREAS – Medida se reúnem na próxima segunda-feira (21), a partir das 8 horas, no Espaço Cidadão, na Rua F, 12, bairro Jardim Grapiúna, para apresentar à sociedade a importância do acolhimento e ressocialização de criança e adolescentes após as medidas judiciais de liberdade assistida e prestação de serviços à comunidade, preconizadas pelo Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA).

Durante um café da manhã será explicitado à comunidade pelo Departamento de Proteção Especial da Secretaria da Assistência Social em conjunto com o Juízo da Vara da Infância e Juventude, o trabalho que vem sendo desenvolvido por assistentes sociais, psicólogos e sócio-educadores em favor de crianças e adolescentes em conflito com a Lei. O projeto mantido pela SAS tem como finalidade a reintegração de crianças e adolescentes infratores ao convívio familiar e com a sociedade.

Na oportunidade, o secretário José Carlos Trindade, a diretor de Proteção Especial da SAS, Carla Midlej, e o juiz Marcos Antonio Santos Bandeira vão discorrer sobre as ações executadas no Espaço Grapiúna Cidadão. A coordenadora do CREAS-Medida, Rosana Bandeira, explica a importância do projeto. "Durante o período em que o adolescente cumpre a medida no Grapiúna Cidadão participa de atividades sócio-educativas e de oficinas de arte e de informática, sob a supervisão de profissionais multidisciplinares", afirma.

No Espaço Grapiúna Cidadão são trabalhados valores éticos universais como o amor, a solidariedade, o respeito às pessoas e à natureza. "Acredito que essas ações tem feito um diferencial muito grande na vida dessas famílias assistidas", assina Rosana Bandeira. A equipe também trabalha a espiritualidade do adolescente, respeitando as religiões de cada um.

Programas que envolvem crianças e adolescentes tem o entusiasmo do prefeito Claudevane Leite, que desde o ano passado vem apoiando e estimulando projetos como Viv-a-rte, da Fundação Marimbeta, e Programa de Arte e Cultura em Áreas de Interesse Social (PACAIS), o projeto Agentes de Cultura e a Casa das Artes, da Fundação Itabunense de Cultura e Cidadania (FICC). Com isso, a administração municipal atua firmemente para mudar a rotina de crianças e adolescentes, criar sonhos e incentivar o protagonismo juvenil são objetivos comuns dos projetos socioculturais mantidos pela Prefeitura de Itabuna.

___________________

Prefeitura de Itabuna

Secretaria Municipal de Comunicação

Texto: Lorena Guimarães

Foto: Gabriel de Oliveira

Residências do Minha Casa, Minha Vida começam a ficar prontas em Itabuna

on . Posted in ASSISTÊNCIA SOCIAL

Obra do residencial São José já ergueu 30 dos imóveis previstos -Foto Gabriel de Oliveira 1
Obra do residencial São José já ergueu 30 dos imóveis previstos

Cerca de 30% dos 900 unidades residenciais que serão construídas no Conjunto Habitacional São José, na região do bairro Nova Ferradas, estão praticamente concluídas e já entraram na fase de colocação de telhado, piso, portas, janelas e pintura. São 27 os blocos de apartamentos que já estão prontos. A previsão da Construtora Módulo, que está construindo os apartamentos, é de que nos próximos 60 dias sejam levantadas mais 90 unidades, já que é bom o ritmo das obras, apesar das chuvas. Os imóveis se destinam a famílias com renda de até três salários mínimos e devem ser entregues até julho do próximo ano.

Para a construção do Conjunto Habitacional São José estão sendo investidos R$ 51.180,77512. Cada unidade habitacional tem com dois quartos, sala, cozinha e banheiro. O empreendimento contará ainda com quadras poliesportivas quiosques, campo de futebol, quadra poliesportiva, parques infantis, além de redes pluviais e de esgotamento sanitário, estação de tratamento e pavimentação asfáltica nas ruas.

Já os conjuntos residenciais Jubiabá e Gabriela estão em fase de conclusão da terraplanagem, fundações e treinamento de operários para a construção das placas que serão usadas no levantamento de paredes das 2.052 unidades habitacionais. O início da construção das moradias populares está previsto para a próxima semana. Para acelerar as obras, as empresas Elite e Metro iniciaram a contratação de mais 160 operários. Atualmente são 161 profissionais.

Para o Jubiabá e o Gabriela, que também estão situados na região de Nova Ferradas, está previsto investimento de R$ 123 milhões na construção de unidades habitacionais, parques infantis, campo de futebol, quadras poliesportivas, posto de saúde e escola. A previsão é que as unidades sejam entregues no prazo 15 meses.

Nos próximos dois anos e meio 4.195 unidades habitacionais serão entregues para famílias carentes do município de acordo com estimativas das secretarias municipais do Planejamento e Tecnologia e da Assistência Social de Itabuna. A prioridade é para as famílias cadastradas em programas sociais e moradores de áreas de risco.

_______________

Prefeitura de Itabuna

Secretaria de Comunicação Social

Texto: Ailton Silva

Fotos: Gabriel de Oliveira

Secretário de Assistência Social vistoria obras do Restaurante Popular e Centro POP

on . Posted in ASSISTÊNCIA SOCIAL

Centro Pop foto 01 Pedro AugustoCentro Pop

O secretário de Assistência Social, José Carlos Trindade, vistoriou na manhã desta quarta-feira, as obras de construção do Restaurante Popular, instalado na Rua Saturnino José Soares, bairro de Fátima, e do Centro de Defesa de População de Rua - Centro POP, na Praça Santo Antônio, no centro. As duas unidades serão inauguradas no próximo dia 28 de julho, aniversário da cidade.

De acordo com o secretário, as obras do Restaurante Popular seguirão em ritmo acelerado até a conclusão total das obras. A unidade, que diariamente fornecerá 1.000 refeições, entre segunda e sexta-feira, exclusivamente no horário do almoço, foi instalada estrategicamente para atender a população carente dos bairros Califórnia, Nova Califórnia, Santa Inês, Antique, Vilas das Dores, Pedro Fonte I e II, Jardim América I e II, além da população localizada às margens do Rio Cachoeira nas comunidades conhecida de vilas Vital e da Paz, KM 26 da rodovia Ilhéus-Itabuna.

Centro Pop foto 02 Pedro Augusto

"Para entregar no prazo previsto, a equipe de obras trabalhará em uma escala de 24 horas. A nossa meta é que já na inauguração sejam servidas as 1.000 refeições. A segunda unidade do Restaurante Popular de Itabuna irá beneficiar as comunidades de baixa renda que estão entorno do bairro de Fátima. Com certeza, isso ajudará a Prefeitura diminuir as taxas de mortalidade dessa região", afirma o secretário José Carlos Trindade.

CENTRO POP

Já no local onde funcionará o Centro de Referência Especializado para População em Situação de Rua (Centro POP), a equipe agora só aguarda a chegada de mobiliário e a instalação do sistema de ar-condicionado, já que as obras foram finalizadas. Para o titular da SAS, com a implantação do Centro POP Itabuna terá um novo cenário e uma atuação ativa nas políticas públicas voltadas para os moradores de rua. "Hoje o município contabiliza 205 moradores em situação de rua. Nossa meta é atendê-los no Centro POP. O morador de rua que quiser ser assistido passará por uma triagem e em seguida profissionais qualificados irão direcioná-los para atividades e projetos existentes", explica José Carlos Trindade.

Restaurante Popular Bairro de Fátima foto 01 Pedro AugustoRestaurante Popular Bairro de Fátima

Segundo o secretário, a última etapa do processo da teia de assistência é quando o morador de rua em vulnerabilidade social já estiver reabilitado e pronto para trabalhar ou ser reinserido na família. Devolveremos à sociedade, cidadãos aptos para viver em comunidade", explica José Carlos Trindade, que destaca ainda da importância da implantação da Casa Abrigo que vai funcionar no bairro Campo Formoso e diariamente disponibilizará 50 vagas para pernoite dos moradores de rua cadastrados na Secretaria da Assistência Social.

________________

Prefeitura de Itabuna

Secretaria Municipal de Comunicação

Texto: Lorena Guimarães

Foto: Pedro Augusto

Secretaria de Assistência Social cumpre metas de atenção à população

on . Posted in ASSISTÊNCIA SOCIAL

SAS mantém vários serviços para atender à população de Itabuna - Foto PedroAugusto 1SAS mantém vários serviços para atender à população de Itabuna

Responsável pela atenção e pelo desenvolvimento social da comunidade mais carente, a Secretaria Municipal de Assistência Social - SAS tem hoje seu trabalho reconhecido não apenas por quem usa os serviços do setor, mas por toda população, graças a uma iniciativa inédita que foi implantada no ano passado: o SAS Itinerante, que leva aos bairros a gama de serviços da secretaria, beneficiando, em um dia, milhares de pessoas. Com o SAS Itinerante, o trabalho social desenvolvido pela Prefeitura de Itabuna ganhou maior visibilidade e passou a atingir um número maior de famílias, atendendo a uma das metas estabelecidas pelo prefeito Claudevane Leite para a secretaria.

Mas, o projeto que leva a Secretaria de Assistência Social aos bairros é apenas um dos muitos serviços prestados pelo setor. A atenção oferecida é ampla e inclui desde a distribuição de cestas básicas e auxílio funeral a famílias em situação de vulnerabilidade social, até o combate à violência contra a mulher, o enfretamento ao uso de drogas, a proteção juvenil e de idosos, o acolhimento e apoio a moradores de rua, além de muitos outros que ao longo dos últimos 18 meses já beneficiaram mais de 30 mil pessoas. Na SAS, a população ainda pode obter o cadastramento para o Bolsa família, Auxílio Moradia, Minha Casa Minha Vida, distribuição de cestas básicas e para o Passe Livre

SAS mantém vários serviços para atender à população de Itabuna - Foto PedroAugusto 2SAS mantém vários serviços para atender à população de Itabuna

Além da presença nos bairros, com o SAS Itinerante, os serviços da Secretaria de Assistência Social são oferecidos em vários equipamentos públicos, a exemplo dos CREAS Enfretamento, CREAS Medidas, Programa Acolher e no Plantão Social, que funciona no prédio da Prefeitura, onde a população tem acesso a serviços como concessão do passe-livre municipal, intermunicipal e federal; distribuição de cestas básicas, auxílio funeral, atendimento a denúncias e concessão do Beneficio de Pensão Continuada - BPC. O atendimento ao público é das 8 às 14 horas. Depois disso, a SAS mantém alguns serviços 24 horas, como por exemplo, auxilio funeral e atendimento a denúncias que podem ser feitos pelos telefones 8893-8875 ou 8847-7502.

ENFRENTAMENTO DO CRACK

A Secretaria de Assistência Social contabiliza ainda entre os projetos de largo alcance social a retomada e a regularização dos comitês de Segurança, de Política LGBT e da Mulher, além da criação do Comitê Gestor do "Programa Crack É Possível Vencer", que tem a participação, ainda das secretarias da Saúde e da Educação, Polícia Militar e de setores do Judiciário. Na mesma linha, de preocupação com pessoas em situação de risco social, como moradores de ruas, a secretaria anuncia o funcionamento, ainda este mês, do Centro de Referência Especializado para População em Situação de Rua (Centro POP), na Praça Santo Antônio, no centro, e do abrigo do Centro POP que funcionará no bairro Campo Formoso.

SAS mantém vários serviços para atender à população de Itabuna - Foto PedroAugusto 3SAS mantém vários serviços para atender à população de Itabuna

Segundo o secretário José Carlos Trindade as ações da SAS têm como proposta principal o resgate da dignidade humana, por isso vêm recebendo apoio integral do prefeito Claudevane Leite, que vê no desenvolvimento social um dos caminhos para estabelecer em Itabuna uma Cidade de Paz. "O enfrentamento ao crack, o acompanhamento e apoio a moradores de rua, o acolhimento às mulheres vítimas de violência e o combate ao trabalho infantil e à exploração sexual de crianças e adolescentes, desenvolvidos por meio do PETI, são ações que se alinham ao projeto Cidade de Paz e que já têm resultado efetivo a curto prazo e ajudará ainda mais na redução da violência a médio e longo prazo", explica Trindade.

___________________

Prefeitura de Itabuna

Secretaria Municipal de Comunicação

Texto: Lorena Guimarães

Foto: Pedro Augusto

360CEU

banner-mais-noticias