Prefeitura remove famílias de áreas de risco de cheias em Itabuna

on . Posted in ASSISTÊNCIA SOCIAL

Móveis e utensílios domésticos foram removidos pelos operários da Prefeitura no São Roque - Foto Wilson Oliveira 1

A Prefeitura de Itabuna, numa ação coordenada pelas secretarias da Assistência Social e do Desenvolvimento Urbano e pela Coordenadoria Municipal de Defesa Civil, removeu moradores de áreas alagadas pela enchente do Riacho Água Branca, no bairro São Roque, para as dependências da Escola Brasília Baraúna, e de outras áreas da cidade para locais seguros. Além dos moradores, os móveis eletrodomésticos dos desabrigados foram transportados em veículos cedidos pela Sedur.

As equipes da Prefeitura atuaram também para evitar novos alagamentos no bairro Novo São Caetano, onde o canal de drenagem transbordou e água invadiu pelo menos sete casas nas ruas "I", "J' e "O". Segundo os técnicos da Sedur, o problema ocorreu porque resto de material de construção foi descartado irregularmente às margens do pequeno riacho pelos próprios moradores. Uma retroescavadeira iniciou o trabalho de desobstrução do canal e as famílias retornaram para seus imóveis.

Móveis e utensílios domésticos foram removidos pelos operários da Prefeitura no São Roque - Foto Wilson Oliveira 2

De acordo com o coordenador da Defesa Civil, Roberto Avelino, além dos bairros Novo São Caetano e São Roque, estão monitoradas áreas de risco nos bairros como Maria Pinheiro, Novo Jaçanã, Vale do Sol e Daniel Gomes, onde há risco de desabamentos, e Maria Matos (Rua de Palha Nova Itabuna e Rua da Bananeiro, no Lomanto, devido à elevação das águas do Rio Cachoeira. Ele alerta que a previsão é de mais chuvas para as próximas horas de acordo com informações por SMS recebidas do Centro Nacional de Monitoramento e Alerta de Desastres Naturais (Cemaden), do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação.

Desde a instalação de três pluviômetros na cidade pelo Cemaden em parceria com a Prefeitura que o acompanhamento das condições climáticas é feito com mais precisão. A cada cinco minutos, a Comissão de Defesa Civil recebe alertas através de mensagem de texto sobre a situação do clima no município, inclusive precipitação. "Isso possibilita que sejam adotadas medidas preventivas", explica Roberto Avelino.

Retroescavadeira desobstruiu canal no Novo  São Caetano em Itabuna - Foto Wilson Oliveira

As equipes da Sedur, da Assistência Social e da Defesa Civil estão trabalhando em regime de plantão e locais como Parque de Exposição Antonio Setenta, em Ferradas, e o Colégio Brasília Baraúna, no São Roque, já foram preparados para receber possíveis desabrigados. A previsão é que as chuvas vão continuar até o fim de semana, já que uma frente fria está estacionada sobre o sul da Bahia e há ainda influência da zona de convergência que traz umidade da Amazônia e do mar. Chamadas de emergências podem ser feitas pelo telefone 8854-6924 nas 24 horas.

360CEU

banner-mais-noticias