Prefeitura orienta beneficiários do Bolsa família em Itabuna

on . Posted in ASSISTÊNCIA SOCIAL

Mais de 650 beneficiários do Bolsa Família em Itabuna participaram na tarde de sexta-feira, no Grapiúna Tênis Clube, de um encontro promovido pela Secretaria da Secretaria de Assistência Social (SAS) com o objetivo de esclarecer detalhes dos programas sociais executados pela Prefeitura. Além disso, o evento buscou fortalecer vínculos entre as famílias e a escola, principalmente pela exigência de frequência escolar de crianças e adolescentes para continuar no Programa Bolsa Família.

Prefeitura orienta beneficiários do Bolsa família em Itabuna - Foto Wilson Oliveira 1Prefeitura orienta beneficiários do Bolsa família em Itabuna

O secretário municipal da Assistência Social, José Carlos Trindade, destacou que o encontro teve resultados satisfatórios por reunir cerca de 10% das famílias atendidas pelos programas sociais no município. Segundo o titular da SAS, o encontro surgiu da demanda por esclarecimento por parte de alguns beneficiários dos programas sociais do Governo Federal executados pela Prefeitura.

Os técnicos do Departamento de Proteção Social Básico- Módulo II da SAS esclareceram pontos que vão garantir a continuação do beneficio como a obrigatoriedade da frequência escolar e da manutenção das vacinas. "Para famílias que têm filhos em idade escolar, vale lembrar que é preciso o cumprimento da frequência escolar mensal mínima de 85% da carga horária das crianças, enquanto jovens entre 16 e 17 anos devem ter frequência de, no mínimo, 75%", disse a diretora Monica Oliveira Cunha Santana.

Prefeitura orienta beneficiários do Bolsa família em Itabuna - Foto Wilson Oliveira 11Prefeitura orienta beneficiários do Bolsa família em Itabuna

Segundo explicou, as famílias devem manter o compromisso de crianças e adolescentes que estão em idade escolar devidamente matriculados, para não gerar bloqueio, suspensão ou cancelamento do benefício. Para a jovem mãe do bairro jardim Grapiúna Lucidenide dos Santos o encontro serviu para que mantenha o Bolsa família dos três filhos. "Só tenho essa renda e quase perdia porque não sabia da necessidade frequência escolar dos meus filhos de 7 e 10 anos. Além disso a partir de agora vou procurar manter em dia o cartão de vacinação das crianças e o acompanhamento médico no Posto de Saúde", afirmou.

___________________

Prefeitura de Itabuna

Secretaria Municipal de Comunicação

Texto: Lorena Guimarães

Foto: Wilson Oliveira

Seletiva regional do Bolshoi em Itabuna escolhe nove bailarinos

on . Posted in ASSISTÊNCIA SOCIAL

Itabuna tem motivos para comemorar a vinda da primeira seletiva regional da Escola de Teatro Bolshoi no Brasil promovida pela Prefeitura e a Fundação Marimbeta nesta semana. Nove bailarinos, entre crianças e adolescentes, foram pré-selecionadas para participar da seletiva nacional, que ocorrerá no próximo mês de outubro na cidade de Joinville, Santa Catarina.

Nove bailarinos aprovados na seletiva regional do Bolshoi em Itabuna - Foto Pedro Augusto  1Nove bailarinos aprovados na seletiva regional do Bolshoi em Itabuna

Cinco dos escolhidos são alunos da Fundação Marimbeta enquanto outros quatro fazem parte de instituições da região. O resultado foi divulgado na tarde de ontem na sede do Sítio II da Fundação, no bairro Fonseca. Os pré-selecionados da Fundação Marimbeta são Wadson Conrado de Jesus, Pedro Henrique da Silva Farias, Jadson Santos Reis, Lauane Santos Batista e Pedro Guilherme.

Outros quatros pré-selecionados são Joice Dias, do Grupo de Dança da Legião da Boa Vontade (LBV); Patrícia Braga Holliday do Estúdio de Dança Arrista, de Ilhéus; Bruna Ferreira, do Estúdio de Dança Itana Abreu, e Greice Kelly, do Estúdio de Dança Talita Paz.

Nove bailarinos aprovados na seletiva regional do Bolshoi em Itabuna - Foto Pedro Augusto  2Nove bailarinos aprovados na seletiva regional do Bolshoi em Itabuna

Depois de uma apresentação para o público no auditório do Instituto de Cultura Espírita de Itabuna (ICEI), na noite de domingo, as audições seletivas do Bolshoi foram iniciadas na segunda-feira (15). Contaram com 317 participantes de diversas instituições e cidades da região.

Para o presidente da Fundação Marimbeta e um dos responsáveis pelo projeto que trouxe a primeira audição regional do Bolshoi a Itabuna, Junior Teles, o momento é de alegria e de compromisso com o projeto. "Para nós é uma imensa alegria proporcionar a estas crianças esta oportunidade. Para muitos é a concretização da primeira etapa de um sonho de vida. Isso mostra que o nosso trabalho vem sendo desenvolvido com qualidade", afirma.

Nove bailarinos aprovados na seletiva regional do Bolshoi em Itabuna - Foto Pedro Augusto  3Nove bailarinos aprovados na seletiva regional do Bolshoi em Itabuna

Segundo Junior Teles, o compromisso da Fundação Marimbeta – Sítios de Integração da Criança e do Adolescente será o de buscar apoios institucionais, empresariais e logísticos para a viagem das crianças pré-selecionadas para a etapa nacional em Joinville. "Vamos buscar apoio para garantir a despesa de viagem das crianças selecionadas. Seja com o poder público ou a empresa privada. Nosso compromisso é com o social", conclui Júnior Teles.

_________________

Prefeitura de Itabuna

Secretaria Municipal de Comunicação

Texto: Lorena Guimarães

Foto: Pedro Augusto

Usuários do Bolsa Família se reúnem para fortalecer vínculos sociais

on . Posted in ASSISTÊNCIA SOCIAL

Nesta sexta-feira (19), às 14 horas, no Grapiúna Tênis Clube, cerca de 600 famílias beneficiárias do Programa Bolsa Família estarão reunidas com técnicos do Departamento de Proteção Social Básico – Módulo II, da Secretaria Municipal de Assistência Social (SAS) de Itabuna para esclarecer critérios e fortalecer vínculos com o programa. Além disso, serão repassadas formas de elegibilidade e as responsabilidades das famílias no cumprimento das condicionalidades.

Frequência escolar é requisito para o Programa Bolsa Família - Foto Pedro Augusto 1Frequência escolar é requisito para o Programa Bolsa Família

No encontro também serão apresentados os tipos de benefícios, bem como os valores repassados dependendo da composição familiar. De acordo com a diretora do Departamento de Proteção Social Básico – Módulo II, Mônica Oliveira Cunha Santana, os esclarecimentos têm a finalidade de intensificar os compromissos que essas famílias têm para a garantia do recebimento do benefício, a exemplo da frequência escolar de crianças e adolescentes.

"Explicaremos a importância do cumprimento da frequência escolar mensal mínima de 85% da carga horária das crianças, enquanto jovens entre 16 e 17 anos devem ter frequência de, no mínimo, 75%. As famílias devem manter o compromisso das crianças e adolescentes que estão em idade escolar devidamente matriculados, para não gerar bloqueio, suspensão ou cancelamento do benefício", disse Mônica Santana.

Frequência escolar é requisito para o Programa Bolsa Família - Foto Pedro Augusto 2Frequência escolar é requisito para o Programa Bolsa Família

________________

Prefeitura de Itabuna

Secretaria Municipal de Comunicação

Texto: Alline Meira

Fotos: Pedro Augusto

1º Audição do Bolshoi no ICEI em Itabuna leva público ao delírio

on . Posted in ASSISTÊNCIA SOCIAL

Gritos de incentivo por familiares e amigos dos bailarinos e muitos aplausos marcaram a Mostra de Arte "Simplesmente Dança" que abriu em Itabuna na noite de domingo, a primeira seletiva regional para a Escola do Teatro Bolshoi no Brasil. Os testes da seletiva prosseguem nesta segunda e terça-feira, das 8 às 17h20min, no Sítio 2 da Fundação Marimbeta, no bairro Fonseca.

Bailarinas deram um show na audição do Bolshoi em Itabuna - Foto Pedro Augusto 1Bailarinas deram um show na audição do Bolshoi em Itabuna

A seletiva é uma realização da Fundação Marimbeta e Prefeitura de Itabuna, através do programa Viv-à-rte. Na noite de domingo, fizeram suas apresentações grupos de ballet moderno, contemporâneo e afro; grupos de dança do Programa Viv-à-rte, da Fundação Marimbeta, projetos sociais Gepa ACCAI, LBV, Candinha Dórea da Academia Tchu e Cia, Estrelas da Academia de Dança Talita Paz, projeto Baianarte Dança e Cidadania (Porto Seguro).

Também se apresentaram, no auditório do Instituto de Cultura Espírita de Itabuna (ICEI), as academias Itana Abreu, Ballet Marcela Carvalho e Ballet Corpore que levaram o público ao delírio a cada coreografia recheada de técnica, precisão, ritmo e particularidades que segundo as avaliadoras do Bolshoi, Thaís Morato e Rafaela Nassri, serão decisivas para a escolha.

Bailarinas deram um show na audição do Bolshoi em Itabuna - Foto Pedro Augusto 2Bailarinas deram um show na audição do Bolshoi em Itabuna

"Nós buscamos um perfil que passa pela determinação da estrutura física, aperfeiçoamento da técnica e o diferencial presente em cada bailarino o que é marca determinante. Nós somos baianas e após dez anos retomamos a Bahia para uma seletiva em Itabuna. Esperamos descobrir muitos talentos aqui. o Bolshoi busca nos bailarinos e bailarinas concorrentes uma habilidade corporal para o método Vaganova utilizado pelo Ballet Bolshoi", explica Thaís Morato.

Thais fala ainda como funciona a escola do Bolshoi em Joinville, Santa Catarina. "A escola oferece a todos os estudantes bolsas de estudo para a escola formal e benefícios como uniformes, figurinos, transporte, assistência médica e dentária, dentre outros".

Bailarinas deram um show na audição do Bolshoi em Itabuna - Foto Pedro Augusto 3Bailarinas deram um show na audição do Bolshoi em Itabuna

O presidente da Fundação Marimbeta, Júnior Teles, disse que a seletiva recebeu um total de 317 inscrições oriundas das cidades Itabuna, Itajuípe, Ilhéus, Canavieiras, Porto Seguro e Guanambí. "É uma oportunidade de mais crianças participarem e não apenas crianças e adolescentes de Itabuna, pois a nossa região é abençoada com talentos". Para a coordenadora do Viv-à-rte, Dayse Santos, Itabuna vive um momento determinante para os objetivos do programa que é de "incentivar o protagonismo juvenil contribuindo para a elaboração de projetos de vidas saudáveis, sólidos e solidários.".

Além de pais, mães, alunos e educadores sociais do Programa Viv-à-rte, da Fundação Marimbeta, prestigiaram o evento artistas como Zélia Lessa, maestrina do Coral Cantores de Orfeu; Cinthia Dulcão, do Ballet Estilo Corpo, de Valença; o primeiro bailarino Itabunense a ser selecionado para a Escola de Teatro Bolshoi Joadson Costa; secretário de Esportes e Recreação de Itabuna, Evans Maxwel Silva e autoridades e representantes institucionais da seccional da OAB, Raimunda Oliveira, da UESC professor Ricardo Matos, e secretário de Cultura de Camacan, Antônio Oliveira.

Bailarinas deram um show na audição do Bolshoi em Itabuna - Foto Pedro Augusto 5Bailarinas deram um show na audição do Bolshoi em Itabuna

Dayse Santos da Fundação Marimbeta destacou o protagonismo juvenil - Foto Pedro AugustoDayse Santos da Fundação Marimbeta destacou o protagonismo juvenil


________

Prefeitura de Itabuna

Secretaria Municipal de Comunicação

Texto: Lorena Guimarães

Foto: Pedro Augusto

Fundação Marimbeta realiza seletiva para o balé Bolshoi neste domingo

on . Posted in ASSISTÊNCIA SOCIAL

Nos próximos dias 14, 15 e 16 acontece em Itabuna a primeira audição de jovens bailarinos para Escola do Teatro Bolshoi no Brasil, promovida pelo programa Viv-à-rte, vinculado à Fundação Marimbeta - Sítios de Integração da Criança e do Adolescente.

Convite bolshoi final

Com mais de 300 meninos e meninas de 8 a 17 anos inscritos espera-se três dias de audição muito agitados. As inscrições foram gratuitas e vieram de escolas públicas e particulares de ballet e principalmente de programas sociais de Itabuna, além de escolas de ballet de Itajuípe, Ilhéus, Canavieiras, Porto Seguro e Guanambí.

No dia 14, primeiro dia da seletiva será realizado um evento aberto ao público com apresentações de dança no Instituto de Cultura Espírita de Itabuna, na Rua Allan Kardek, 101, Jardim Italamá, às 19:30. Nos dias 15 e 16 a audição acontecerá no Sítio 2 da Fundação Marimbeta, situado no bairro Fonseca, a partir das 8 da manhã.

Mais Acesso e Formação

Os adolescentes e crianças integrantes do programa Viv-à-rte participaram de uma aula preparatória com o bailarino itabunense Joadson Costa Souza que é formado pela Escola do Teatro Bolshoi no Brasil. A maioria deles demonstra muita aptidão para a carreira e vontade de seguí-la como é o caso da Katarine Gomes, de 14 anos, moradora do bairro Califórnia que faz Ballet no programa Viv-à-rte: "Para pessoas que realmente querem e gostam de fazer Ballet como eu quero e gosto, essa audição é uma grande oportunidade" assegura Katarine.

Para Jórdan Ferreira, 17 anos, que faz a Oficina de Ballet Clássico e Dança Contemporânea pelo Viv-à-rte no Bairro de Fátima "a seletiva é importante porque abre muitas portas principalmente para pessoas jovens que tem necessidades financeiras. Um dos motivos que estou fazendo a seleção é porque tenho muita vontade de seguir na carreira profissional de bailarino".

A educadora social e professora de Ballet no Viv-à-rte, Evelin Maikelly, acredita que o fato dessa seleção acontecer aqui em Itabuna "é um privilégio porque é o sonho deles. E essa aula preparatória com o Joadson é importante, pois ele é um estímulo para esses meninos e meninas. Ele era da comunidade como esses meninos e meninas que podem passar. Foi estudar na Escola Bolshoi e agora está aqui aplicando os conhecimentos que aprendeu lá."

A seleção de jovens bailarinos para Escola do Teatro Bolshoi no Brasil atende aos objetivos do Programa e da Fundação Marimbeta uma vez que favorece o despertar da autoestima, bem como o uso da arte e do esporte como mecanismos de transformação e inclusão social. A audição acontece de 14 a 16 de Setembro de 2014 em Itabuna, no sítio 02, bairro Fonseca. E é uma realização da Fundação Marimbeta e Prefeitura Municipal de Itabuna através do programa Viv-à-rte. Para maiores informações entre em contato através do número (073) 3211-5120 ou pelos e-mails: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo. / O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

Secretaria da Assistência Social realiza Encontro de Políticas sobre Drogas

on . Posted in ASSISTÊNCIA SOCIAL

Secretaria da Assistência Social realiza Encontro de Políticas sobre Drogas - Foto Divulgação 2Secretaria da Assistência Social realiza Encontro de Políticas sobre Drogas

Representantes da sociedade civil, dirigentes de instituições de assistência e apoio ao menor e ao adolescente e das secretarias municipais da Assistência Social e Esporte e Recreação participaram hoje do I Encontro Municipal de Políticas sobre Drogas. O evento aconteceu na Faculdade de Tecnologia e Ciências (FTC), com o intuito de fortalecer as ações desenvolvidas no Conselho Municipal de Politicas sobre Drogas.

Promovido pela Secretaria da Assistência Social (SAS), o Encontro Municipal de Políticas sobre Drogas também teve o objetivo de discutir questões sobre o enfrentamento e a desarticulação do tráfico de drogas em Itabuna, além de mobilizar a população para buscar soluções para reabilitação, devolvendo para a sociedade pessoas aptas para o conviveu social. De acordo com o secretário da Assistência Social, José Carlos Trindade, um dos principais fatores de homicídios entre os jovens no município está ligado ao tráfico de drogas.

O titular da SAS destaca que é necessário que se trabalhe com a redução de danos para que esse número diminua. Com essa finalidade, a Secretaria da Assistência Social desenvolve o Programa Crack é Possível Vencer, que contempla ações na prevenção, no combate, reabilitação e na reintegração social.

________________

Prefeitura de Itabuna

Secretaria Municipal da Comunicação

Inserção no mercado de trabalho é tema de Encontro de Jovens Grapiúnas

on . Posted in ASSISTÊNCIA SOCIAL

Encontro de Jovens Grapiúnas reuniu mais de 500 pessoas no auditório da FTC - Foto Wilson Oliveira 1Encontro de Jovens Grapiúnas reuniu mais de 500 pessoas no auditório da FTC

A importância da inserção no mercado de trabalho foi o tema de um encontro que reuniu na tarde de quinta-feira, no auditório da Faculdade de Tecnologia e Ciência (FTC), os jovens assistidos pelo Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos cadastrados pelo Departamento de Divisão da Juventude da Secretaria da Assistência Social (SAS). O Encontro de Jovens Grapiúnas contagiou jovens e adultos, entre 16 a 29 anos, e reuniu mais de 500 participantes de programas executados pela Prefeitura de Itabuna.

Segundo a diretora do Departamento de Proteção Social Básica - Módulo II, Mônica Oliveira Cunha, o Encontro de Jovens Grapiúnas priorizou a função da SAS em ajudar os jovens de Itabuna que desejam ingressar no mercado de trabalho. "Diariamente recebemos cerca de 60 jovens pedindo informações e aconselhamentos no que diz respeito à capacitação profissional, principal pela dificuldade, já que não têm experiência ou qualificação. Por isso, mantemos contato direto com representantes de RH das empresas cadastradas no Centro de Integração Empresa-Escola – CIEE e encaminhamos jovens qualificados para cursos, principalmente Prouni", explica Mónica.

Encontro de Jovens Grapiúnas reuniu mais de 500 pessoas no auditório da FTC - Foto Wilson Oliveira 2Encontro de Jovens Grapiúnas reuniu mais de 500 pessoas no auditório da FTC

Para a chefa da Divisão da Juventude da SAS, Sayonara Ávila, o Encontro foi a maneira apropriada de a Secretaria da Assistência Social disponibilizar as informações referentes às políticas públicas direcionadas aos jovens. "A juventude têm o direito de saber qual à postura adequada para o primeiro emprego e informações sobre as exigências que o mercado de trabalho faz. Nossa intenção é fazer esse processo de vinculação dos jovens ao mercado de trabalho com apresentações e palestras", declarou Sayonara.

A palestrante e geógrafa da Secretaria Municipal de Agricultura e Meio Ambiente (Seagrima), Waleska da Costa Viana, destacou possibilidades de acesso ao mercado de trabalho e políticas públicas para a juventude. "Apresentei algumas dicas e informações voltadas ao emprego disponível ao público jovem, já que o evento visou justamente isso, fortalecer a participação dos jovens", disse Waleska.

Encontro de Jovens Grapiúnas reuniu mais de 500 pessoas no auditório da FTC - Foto Wilson Oliveira 6Encontro de Jovens Grapiúnas reuniu mais de 500 pessoas no auditório da FTC

Aluna do curso de auxiliar de cozinha do Pronatec, Patrícia Pinheiro dos Santos acompanhou atenta a todas as atividades disponibilizadas no Encontro de Jovens Grapiúnas. "Estava querendo aprimorar minha vida profissional. Então, recebi a oportunidade de fazer o curso de auxiliar de cozinha. Estou muito feliz. Hoje, vim a esse encontro acompanhada do meu filho, para poder mostrar a ele a realidade do mercado profissional local, através das informações e atividades realizadas pela SAS", expressou.

__________________

Prefeitura de Itabuna

Secretaria de Comunicação Social

Texto: Alline Meira

Fotos: Wilson Oliveira

SAS promove o 1º Encontro Municipal de Políticas Sobre Droga

on . Posted in ASSISTÊNCIA SOCIAL

Prefeitura doa viaturas ao Programa Crack é Possível Vencer -  Foto Pedro AugustoPrefeitura doa viaturas ao Programa Crack é Possível Vencer

Com o objetivo de fortalecer as atividades e as ações desenvolvidas pelo Comitê Gestor do Programa Crack é possível vencer em Itabuna, a Secretaria de Assistência Social (SAS), através do Departamento de Políticas Sobre Drogas, realizará no próximo dia 1º de setembro, o I Encontro Municipal de Políticas sobre Drogas. O evento acontecerá das 8 horas ao meio-dia no auditório da Faculdade de Tecnologia e Ciência e (FTC).

De acordo com o coordenador municipal do Programa Crack é possível vencer, Edgar Filipe Carvalho de Oliveira, serão apresentadas as ações, propostas de trabalho, estruturação, manutenção e avaliação permanente e continuada referentes ao enfretamento e desarticulação do tráfico. Também será discutido o fortalecimento da rede de cuidado e atenção a pessoas acometidas pelo uso de substancias psicoativo e seus familiares.

Participarão do I Encontro Municipal de Políticas sobre Drogas líderes comunitários e integrantes do Conselho Municipal de Políticas Públicas sobre Drogas, além de membros do atual Conselho Gestor.

O programa Crack, é possível vencer é coordenado pelo Ministério da Justiça que desenvolve, em parceria com outros Ministérios, uma ação integrada em três frentes de atuação: prevenção, cuidado e autoridade. Dentro desses aspectos, o programa integra vários grupos sociais, trabalhando, simultaneamente, na prevenção, no combate, na reabilitação e na reintegração social.

O programa é um amplo trabalho dos Ministérios da Justiça, da Saúde e do Desenvolvimento Social e Combate à Fome, da Educação e da Secretaria de Direitos Humanos visando oferecer aos grupos de risco irrestrito apoio em todas as suas necessidades, contribuindo, desta forma, para a redução dos índices de consumo de drogas.

_____________________

Prefeitura de Itabuna

Secretaria Municipal de Comunicação

Texto: Lorena Guimarães

Foto: Pedro Augusto

Beneficiários do Bolsa Família tem até dia 31 para recadastramento

on . Posted in ASSISTÊNCIA SOCIAL

Beneficiários do Bolsa Família tem até dia 31 para fazer recadastramento - Foto - Wilson Oliveira 1Beneficiários do Bolsa Família tem até dia 31 para fazer recadastramento

Usuários do Bolsa Família estão sendo alertados pela Secretaria da Assistência Social para o prazo de recadastramento no programa, que vai até o dia 31 de agosto em Itabuna. A atualização cadastral ajuda no cálculo correto do valor do beneficio, além de evitar bloqueio, suspensão ou até cancelamento do benefício.

Diariamente são distribuídas 200 senhas para atendimento, das quais 50 são preferenciais. É necessário levar documentos originais, entre eles: RG, CPF, Título de Eleitor, Carteira de Trabalho e Previdência Social, comprovante de residência (conta de energia, etc.) do titular e de dependentes maiores de 18 anos. De crianças e adolescentes são exigidos, além da declaração de matrícula escolar, RG ou Certidão de Nascimento e Carteira de Vacinação.

De acordo com o coordenador da Divisão de Controle do Bolsa Família, Alberto Henrique Júnior, o recadastramento continuará em setembro. No entanto, caso haja alguma pendência o benefício pode ser cancelado causando transtorno à família. "Por isso é extremamente necessário cumprir o prazo e fazer o recadastramento até o fim do mês de agosto", reforçou.

Alberto explicou ainda que o fator determinante para o perfil de beneficiados é a quantidade de pessoas na família e alertou para que aqueles que estão com a atualização em atraso há mais de dois anos para que realizem logo o recadastramento, pois podem ter o benefício definitivamente cancelado. O atendimento na Casa do Bolsa Família, na sede da Secretaria da Assistência Social, na Avenida Inácio Tosta Filho, no Centro, é realizado diariamente das 7 às 13h30min.

________________

Prefeitura de Itabuna

Secretaria Municipal de Comunicação

Texto: Naudielle Silva

Foto: Wilson Oliveira

CAPS II esclarece dúvidas de pacientes com ciclo de palestras

on . Posted in ASSISTÊNCIA SOCIAL

Ciclo de palestras promovem interação com pacientes do CAPS II Ciclo de palestras promovem interação com pacientes do CAPS II

Cerca de 60 pacientes do Centro de Atenção Psicossocial (CAPS II) da Secretaria da Saúde de Itabuna estão participando de um ciclo de palestras como parte do projeto Conhecer para Viver, que promove um conjunto de ações envolvendo diversas temáticas sobre saúde, individual e coletiva e reforçando os princípios da reforma psiquiátrica brasileira. A ideia surgiu da coordenação do CAPS a partir de queixas relatadas pelos usuários.

O ciclo de palestras também objetiva o incentivo à cidadania e ao esclarecimento sobre direitos e deveres das pessoas com transtorno mental. Na manhã desta quinta-feira foi realizada uma palestra com a farmacêutica Aline Andrade, responsável pela Farmácia de Saúde Mental do munícipio. A profissional falou sobre a importância de utilização correta dos medicamentos, bem como os perigos da não utilização após sua prescrição médica.

O projeto Conhecer para Viver foi iniciado no início de agosto com palestra da psiquiatra do CAPS II Tatiana Aguiar sobre "Tipos de transtornos mentais mais frequentes: sintomas e tratamento no CAPS". No dia 13 aconteceu a palestra sobre o "Passe-livre interurbano para pessoas com deficiência", quando foram explicadas as condições e documentos necessários para o cadastramento.

O projeto prossegue até o próximo dia 10 de outubro, quando acontecerá um mutirão de saúde. A programação consta ainda de diversas palestras: Dia 5 de setembro será abordado o tema "Passe livre intermunicipal", com Simone Ramos - representante do CRAS. Dia 19 de setembro a palestra será com representantes do INSS e da OAB que vão esclarecer questões previdenciárias para usuários do CAPS e familiares. Ainda serão agendadas duas palestras sobre tuberculose e Doenças Sexualmente Transmissíveis (DSTs).

Ciclo de palestras promovem interação com pacientes do CAPS II - Foto Divulgação  2Ciclo de palestras promovem interação com pacientes do CAPS II

Semanalmente serão realizados ainda encontros dos grupos de cidadania com discussão e reflexão sobre temas variados para promover a integração e interação entre familiares e a equipe de profissionais do CAPS. Quinzenalmente, grupos terapêuticos serão promovidos pela unidade a fim de sensibilizar os pacientes sobre os tipos de medicação, esclarecer dúvidas e questionamentos.

________________

Prefeitura de Itabuna

Secretaria de Comunicação

Texto: Naudielle Silva

Fotos: Wilson Oliveira

360CEU

banner-mais-noticias