Começam as aulas na rede pública municipal de Itabuna

on . Posted in EDUCAÇÃO

VOLTA AS AULAS - Foto2 Wilson OliveiraVOLTA AS AULAS

Após dois meses de férias, mais de 25 mil alunos da Rede Pública Municipal de Ensino de Itabuna retornaram às aulas nesta segunda-feira, nas 110 unidades escolares instaladas na cidade e na zona rural. Para marcar o início do ano letivo, as escolas programaram uma série de atividades recreativas e culturais como forma de acolher pais e alunos, promovendo uma maior interação entre a família e a equipe escolar.

Para transmitir a mensagem de boas-vindas da Secretaria da Educação (SEC), a secretária Dinalva Melo do Nascimento esteve no Instituto Municipal de Educação Aziz Maron (Imeam), participando das atividades programadas pela escola, que é a maior da Rede e a única que oferece atendimento em tempo integral. Falando aos professores, alunos e aos pais reunidos no Ginásio de Esportes, a secretária lembrou que o ato de acolher é algo imprescindível ao processo educacional.

"Acolher bem as pessoas é condicionante para que elas se envolvam, sintam-se participantes e importantes no processo, comprometendo-se com os resultados esperados por todos, que é uma educação de mais qualidade. Neste aspecto, o Imeam deve fazer destes princípios algo indissociável da sua proposta de Educação em Tempo Integral, buscando uma maior interação com as famílias dos alunos e com a comunidade", afirmou Dinalva.

Ela disse ainda que a inserção da arte nas salas de aula será um dos recursos que a SEC irá implementar visando promover uma melhor compreensão do processo cultural que envolve as questões do ensino-aprendizagem na formação do cidadão em sua totalidade enquanto ser. A programação de acolhida no Imeam inclui apresentações musicais e a mensagem do diretor da Escola, professor Ricardo Dantas, que aproveitou para apresentar o corpo docente e informes sobre a unidade escolar.

Expectativa dos pais

Vinda de Belo Horizonte (MG) e residindo em Itabuna desde janeiro último, Karla Cristina América Novis, que é mãe de dois novos estudantes do Imeam, falou de suas expectativas em relação à escola. "Espero que este espaço educacional possa atender à precisão de aprendizagem dos meus filhos, que também são oriundos de escola pública na capital mineira. A princípio, achei muito interessante a proposta de Educação em Tempo Integral e acredito que ela poderá atender não só as minhas expectativas, e às necessidades educacionais da minha família, mas de todos os pais que buscam o melhor para seus filhos", argumentou.

Acompanhando dois netos com necessidades educacionais especiais, Maria Rosangela Alves da Silva Lima também falou das suas perspectivas em relação ao Imeam. "Com o atendimento em Educação Inclusiva oferecido na Rede Municipal de Ensino, inclusive aqui nesta escola, tenho a certeza de que os meus netos poderão se desenvolver melhor, em relação à aprendizagem, de maneira que eles possam interagir socialmente com mais autonomia e independência", disse a dona de casa.

Já o estudante Henrique Novis, 12 anos, matriculado no Ciclo da Adolescência, revelou estar muito ansioso em relação ao ensino do Imeam, a nova escola que irá estudar a partir de agora. "Acho que será muito legal, pois, além das aulas normais, poderei participar de oficinas de música e outras atividades esportivas. Isto é muito bom", opinou o aluno que veio transferido da Rede Pública de Belo Horizonte. Mesmo com o início do ano letivo, as escolas municipais de Itabuna ainda dispõe de vagas para alunos oriundos de outras redes.

Texto: Erivaldo Bomfim

Foto: Wilson Oliveira