Cursos do Pronatec em Itabuna começam com aula inaugural no IFBA

on . Posted in EDUCAÇÃO

PRONATEC Foto Gabriel de Oliveira

Foram iniciados na tarde de ontem, 22, os oito cursos do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec), do Governo Federal em parceria com a Prefeitura de Itabuna. No auditório do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia (IFBA), Campus Ilhéus, aconteceu a aula inaugural.

A Secretaria da Assist√™ncia Social de Itabuna √© parceira do programa por meio do Departamento de Prote√ß√£o Social B√°sica-M√≥dulo II. As aulas ocorrer√£o no Escola L√ļcia Oliveira. O Pronatec tem como objetivo principal expandir, interiorizar e democratizar a oferta de cursos de Educa√ß√£o Profissional e Tecnol√≥gica para a popula√ß√£o brasileira.

Os cursos oferecem 265 vagas nas áreas de Auxiliar Administrativo, Auxiliar de Fiscalização Ambiental, Espanhol e Inglês aplicados a serviços turísticos, montador e reparador de computadores, operador de computador, assistente de planejamento e controle de produção e camareira em meios de hospedagem.

De acordo com o secret√°rio da Assist√™ncia Social, Jos√© Carlos Trindade, os cursos do Pronatec visam profissionalizar adolescentes de bairros perif√©ricos, buscando modificar a sua realidade econ√īmica e social. "Quando estes jovens estiverem em sala de aula n√£o ter√£o tempo de conhecer as t√£o famigeradas drogas", explicou Trindade.

A estudante Sara Costa Neves, que far√° o curso de assistente de planejamento e controle de produ√ß√£o, salientou a necessidade de cursos desse n√≠vel na regi√£o sul baiana, incentivando os jovens a mudar de vida. Para Sara, as oportunidades de trabalho est√£o crescendo e a cada dia mais o mercado necessita de profissionais qualificados. "√Č uma oportunidade √ļnica", observou.

Já a instrutora Lívia Correia estará ministrando o curso de auxiliar de fiscalização ambiental e espera contribuir principalmente na conscientização dos alunos sobre a questão ambiental. "Nossa região é rica em recursos naturais que não estão sendo geridos de forma adequada. Espero poder conscientizá-los para uma educação voltada para gestão correta destes recursos naturais e da biodiversidade", concluiu.

Prefeitura Municipal de Itabuna

Texto: Ricardo Mascarenhas