Centro de Artes e Esportes Unificados da Urbis IV ser√° aberto em janeiro

on . Posted in Itabuna

A Prefeitura de Itabuna só está aguardando que o Ministério da Cultura confirme a data de início das atividades do Centro de Artes e Esportes Unificado (CEU), no bairro Urbis IV, inicialmente prevista pela administração municipal para o dia 7 de janeiro. Este mês, foram eleitos os 20 membros do Grupo Gestor dentre moradores da região. O Grupo Gestor será responsável por acompanhar e fiscalizar todas as atividades realizadas no CEU.

Centro de Artes e Esportes Unificado CEU construído na Urbis IV - Foto Pedro AugustoCentro de Artes e Esportes Unificado CEU construído na Urbis IV

O CEU foi construído com recursos do Ministério da Cultura e contrapartida da Prefeitura. A inauguração da obra física aconteceu em julho. O equipamento conta com pista de skate, salas para oficinas e de reunião, biblioteca, cineteatro/auditório com capacidade para 60 pessoas, pista para caminhada, quadra poliesportiva coberta, jardins e banheiros.

Centro de Artes e Esportes Unificado CEU construído na Urbis IV - Foto Pedro Augusto 1Centro de Artes e Esportes Unificado CEU construído na Urbis IV

_________________

Prefeitura de Itabuna

Secretaria de Comunicação

Texto: Lorena Guimar√£es

Foto: Pedro Augusto

Cortejo de Zumbi será ponto alto do Dia da Consciência Negra

on . Posted in Itabuna

Nesta quinta-feira, ao som de atabaques, chocalhos e outros instrumentos musicais afro-brasileiros e com indument√°rias, o cortejo em homenagem a Zumbi dos Palmares, sair√° √†s 17 horas do Jardim do √ď em dire√ß√£o ao monumento Berimbau, na Avenida Princesa Isabel, no Banco Raso. Ser√° o ponto culminante das festividades promovidas pelo Coletivo de Entidades Negras de Itabuna e do Comit√™ Gestor Municipal de Pol√≠ticas de Promo√ß√£o da Igualdade Racial no Dia da Consci√™ncia Negra para que seja lembrado um dos um dos l√≠deres de nossa hist√≥ria desde o Brasil Colonial.

Maria Domingas no rodas de conversa Consciência Negra no Centro de Cultura Adonias Filho  - Foto Gabriel de OliveiraMaria Domingas no rodas de conversa Consciência Negra no Centro de Cultura Adonias Filho

Na tarde de hoje, relatos de preconceito na roda de conversa "Mulheres Negras", no Centro de Cultura Adonias Filho, emocionaram as pessoas que participaram da atividade. Al√©m disso, foram apresentados testemunhos dos que conviveram e ainda convivem com o preconceito √©tnico-racial no dia-a-dia. "Foi um evento de reflex√£o sob o tema e sobre a inser√ß√£o do negro na sociedade brasileira com a troca de impress√Ķes e experi√™ncias marcantes", disse Lula Dantas, presidente da ACAI.

"A luta n√£o tem sido f√°cil. Mas, mesmo assim j√° conseguimos colocar a nossa representa√ß√£o nos Conselhos Deliberativos existentes no mun√≠cipio, para que haja representatividade nas causas que s√≥ nos conhecemos de perto. Precisamos nos fortalecer ainda mais em todos os segmentos", afirma. Para o l√≠der negro, as a√ß√Ķes desse M√™s da Consci√™ncia Negra s√£o voltadas √† discuss√£o, conscientiza√ß√£o e para que as pessoas lembrem que ainda se precisa de politicas publicas mais consistentes para as quest√Ķes identit√°rias.

Um dos momentos mais marcantes foi o relato da trajet√≥ria de vida da educadora, psic√≥loga e coordenadora do Movimento Negro Unificado, Maria Domingas Mateus de Jesus. Filha de agricultores, ela saiu da cidade de Ituber√°, no Baixo Sul do Estado, e aqui conseguiu se firmar no mercado de trabalho. "Meu pai sobrevivia aqui em Itabuna da pesca no Rio Cachoeira. Muitas vezes o peixe por ele pescado era o √ļnico alimento na nossa mesa", contou.

E acrescentou: "Certa vez, pai não tinha chegado da pescaria e minha mãe me disse: 'você não vai à escola'. Mas fui, porque sabia que lá teria merenda. Neste dia, a professora que nunca se aproximou de mim, colocou-me de castigo, porque eu disse que a filha dela era metida. Isso sempre me marcou", contou a educadora emocionada.

Maria Domingas ainda assiste a manifesta√ß√Ķes de preconceito como a que sofreu no condom√≠nio onde mora. "No meu pr√©dio, parece mentira, mas muitos ainda me olham desconfiados. Outro dia eu fui at√© a piscina com minha filha e uma moradora chegou a perguntar √† s√≠ndica o que eu estava fazendo ali. Recebeu como resposta que eu era moradora e se calou", relatou.

Rodas de conversa no Centro de Cultura Adonias Filho marcam Mês da Consciência Negra - Foto Gabriel de Oliveira 2Rodas de conversa no Centro de Cultura Adonias Filho marcam Mês da Consciência Negra

O Dia da Consciência Negra é uma data para se lembrar da resistência do negro à escravidão, desde o primeiro transporte de africanos em navios negreiros para o solo brasileiro pelos colonizadores portugueses, em 1549. O 20 de novembro é a data escolhida por coincidir com o dia da morte de "Zumbi dos Palmares", em 1695, aos 40 anos de idade. Outros temas debatidos pela comunidade negra e que ganham evidência neste dia são: inserção do negro no mercado de trabalho, cotas universitárias, discriminação por parte da polícia, identificação de etnias, moda e beleza negra.

Promovidas com o apoio da Prefeitura de Itabuna as rodas de conversa no Centro de Cultura Adonias Filho contaram ainda com o apoio e participação de diversos movimentos, grupos afros e entidades como o Ponto de Cultura Afro Itabunense, Ilê Axé Oya Funké, ilê Axé Iya Omi, Ilê Axé Ejêxá. Também pela Unegro, Projeto Afro Encantarte, Regional do Plano Juventude Vida do Governo Federal, Ponto de Cultura ACAI e Associação Santa Cruz do Ijexá (Terreira de Ruy Póvoas), Coletivo a Coisa Tá Ficando Preta e do Cine Club Mocambo.

______________________

Prefeitura de Itabuna

Secretaria de Comunicação

Texto: Lorena Guimar√£es

Foto: Gabriel de Oliveira

Itabuna entre os 82 municípios baianos mais vulneráveis aos danos causados pelas chuvas

on . Posted in Itabuna

A Secretaria Nacional de Proteção e Defesa Civil do Ministério da Integração Nacional acaba de divulgar o Mapeamento de Risco de Desastres em Itabuna, no qual classifica o município entre os 82 mais vulneráveis da Bahia à ocorrência de sinistros naturais. O documento, produzido pelo Centro Nacional de Gerenciamento de Riscos e Desastres, foi entregue nesta quarta-feira, 19, ao prefeito Claudevane Moreira Leite, pelo coordenador municipal da Defesa Civil, José Roberto Avelino.

Roberto Avelino mostra documento ao prefeito Vane - Foto2 Pedro AugustoRoberto Avelino mostra documento ao prefeito Vane

Segundo o prefeito de Itabuna, a partir do detalhado estudo ser√° poss√≠vel ao munic√≠pio apresentar projetos junto aos minist√©rios em Bras√≠lia para a preven√ß√£o e mitiga√ß√£o dos danos. "√Č um trabalho criterioso que mapeou todo o munic√≠pio e at√© apresenta o quantitativo de verbas necess√°rias √† preven√ß√£o. Com o documento teremos condi√ß√Ķes de antever poss√≠veis enchentes e cat√°strofes, com a possibilidade de remo√ß√£o preventiva das fam√≠lias residentes nessas √°reas de risco", comentou Vane, lembrando que a preven√ß√£o facilitou o socorro aos desabrigados do bairro Maria Matos (Rua de Palha) nesta semana.

O prefeito ressaltou que desde o ano passado, os Minist√©rios da Integra√ß√£o Nacional e da Ci√™ncia e Tecnologia e Inova√ß√£o tem sido parceiros da Prefeitura. "Al√©m desse mapeamento, o munic√≠pio passou a contar com tr√™s pluvi√īmetros que fornecem dados de chuvas e cheias com anteced√™ncia, atrav√©s de mensagem eletr√īnica via celular para a Defesa Civil enviada pelo Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (CEMADEN), vinculado √† Secretaria de Pol√≠ticas e Programas de Pesquisas e Desenvolvimento (SEPED), do MCTI."

Vane comemora o que considera um avan√ßo, j√° que o mapeamento, al√©m de apresentar um minucioso levantamento de dados e an√°lise da vulnerabilidade a desastres naturais para identifica√ß√£o de √°reas de risco, apresenta uma s√©rie de propostas de interven√ß√Ķes para a preven√ß√£o de cat√°strofes que possam gerar danos mat√©rias e humanos. O coordenador da Defesa Civil informou ao prefeito que em Itabuna foram identificadas 240 √°reas consideradas de risco, para inunda√ß√Ķes e deslizamentos, sendo 47 de alto risco e as demais de m√©dio e pequeno risco.

Roberto Avelino mostra documento ao prefeito Vane - Foto Pedro AugustoRoberto Avelino mostra documento ao prefeito Vane

Roberto Avelino ressaltou que, al√©m de ajudar no planejamento das a√ß√Ķes do governo municipal no que diz respeito ao monitoramento e preven√ß√£o, o Mapeamento de Risco de Desastres ser√° de grande utilidade para referendar junto ao Governo Federal os projetos elaborados pela Prefeitura de Itabuna pleiteando verbas para interven√ß√Ķes infraestruturais nestas √°reas mapeadas.

Dentre as √°reas consideradas de alto risco de desastres naturais, o coordenador da Defesa Civil citou as √°reas ribeirinhas dos bairros Maria Matos (Rua de Palha), Nova Ferradas, Ferradas, Lomanto J√ļnior, S√£o Roque, Antique, Vila Zara e Vila da Paz. Tamb√©m faz parte deste grupo os bairros localizados em √°reas de encostas propensas a deslizamentos de terras, a exemplo do Maria Pinheiro, Daniel Gomes, Zizo, Monte Cristo e a localidade chamada de baixa fria do Fonseca.

_________________

Prefeitura de Itabuna

Secretaria de Comunicação Social

Texto: Erivaldo Bomfim

Foto: Pedro Augusto

4ª Feira Itabuna Verde e Flor recebeu mais de 42 mil visitantes

on . Posted in Itabuna

A Secretaria da Ind√ļstria, Com√©rcio e Turismo recebeu apoio do prefeito Claudevane Leite para a realiza√ß√£o da 5¬™ Feira Itabuna Verde e Flor ‚Äď Feira de Flores de Holambra, no pr√≥ximo ano. Nesta semana, o prefeito recebeu documento da Unidade Assistencial Casa da Uni√£o e do Centro Esp√≠rita Beneficente Uni√£o do Vegetal com agradecimentos pelo apoio log√≠stico da Prefeitura de Itabuna para o sucesso do evento e um relat√≥rio destacando que mais de 42 mil pessoas visitaram a 4¬™ edi√ß√£o na Pra√ßa Rio Cachoeira de 18 a 28 de setembro.

4ª Feira Itabuna Verde  Flor  Feira de Flores de Holambra atrai muita gente Foto Divulgação 14ª Feira Itabuna Verde Flor Feira de Flores de Holambra atrai muita gente

"Al√©m de ser um ponto de apoio para o investimento da imagem de nossa cidade tamb√©m √© excelente momento para fortalecer o relacionamento com a comunidade", afirma o secret√°rio Jos√© Humberto Martins. O titular da Ind√ļstria, Com√©rcio e Turismo, Jos√© Humberto Martins, destaca nesta edi√ß√£o diversos artistas passaram pelo palco cultural. Para o diretor da 4¬ļ Feira Itabuna Verde e Flor, Maur√≠cio Corso, a a√ß√£o n√£o s√≥ homenageia Itabuna como tamb√©m marca um incentivo filantr√≥pico e cultural local e regional.

Ao todo, o evento arrecadou valor superior a R$ 3 mil que foram destinados ao Grupo de Apoio √† Crian√ßa com C√Ęncer ‚Äď GACC. Maur√≠cio Corso ainda destaca que o trabalho desenvolvido j√° beneficiou a institui√ß√£o com R$ 12 mil, somadas todas as edi√ß√Ķes da Feira Itabuna Verde e Flor. Durante 11dias ininterruptos, quem visitou a Feira presenciou muita beleza, cultura e mais de 100 mil unidades de flores e plantas que vieram especialmente de S√£o Paulo para trazer mais harmonia e encantamento a Itabuna.

4ª Feira Itabuna Verde  Flor  Feira de Flores de Holambra atrai muita gente Foto Divulgação 24ª Feira Itabuna Verde Flor Feira de Flores de Holambra atrai muita gente

Segundo o titular da pasta da Ind√ļstria, Com√©rcio e Turismo, Jos√© Humberto Martins, a Feira das Flores, que este ano aconteceu na Primavera, j√° tem uma import√Ęncia traduzida com o carinho das pessoas que v√£o prestigiar o evento. "A Feira das Flores j√° √© um evento consagrado. A cada ano ultrapassa novas fronteiras e conquista mais admiradores. A feira j√° √© um produto tur√≠stico e est√° incorporada no calend√°rio de atividades de Itabuna por uma determina√ß√£o do prefeito Vane", comemora o secret√°rio.

________________

Prefeitura de Itabuna

Secretaria Municipal de Comunicação

Texto: Alline Meira

Fotos: Divulgação

360CEU

banner-mais-noticias