Contas de 2013 da Emasa aprovadas por unanimidade pelo TCM

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Presidente da Emasa Ricardo Campos durante entrevista ao lado do prefeito Claudevane Leite - Foto Pedro AugustoPresidente da Emasa Ricardo Campos durante entrevista ao lado do prefeito Claudevane Leite

Como demonstração dos acertos da atual administração municipal, o Tribunal de Contas dos Municípios (TCM) aprovou, por unanimidade, na quinta-feira, as contas da Emasa, referentes ao exercício de 2013, pela regularidade na prestação de contas. O resultado chamou a atenção dos conselheiros do TCM pelo curto prazo que a nova gestão teve para reverter a negatividade do balanço do exercício de 2012 deixado pela administração passada.

O prefeito de Itabuna, Claudevane Leite, falou de sua satisfação pela aprovação das contas da Emasa referentes ao ano passado, destacando que o soerguimento da empresa continua sendo uma das metas a ser alcançada para que continue prestando serviços de saneamento à população, inclusive com a melhoria no fornecimento de água tratada e elevando a coleta e tratamento de esgotos sanitários.

Para o presidente da Emasa, Ricardo Campos, a aprovação das contas da Emasa não foi surpresa pela seriedade, responsabilidade e principalmente a transparência com que a atual gestão tem conduzido o destino da empresa. "Contamos com o decisivo apoio do prefeito Vane e com a dedicação de funcionários e diretores", expressou.

O advogado da Emasa Jeffiton Ramos disse que em apenas um ano, o presidente da Emasa, Ricardo Campos, conseguiu tirar a empresa de prejuízos contábeis do exercício anterior para um caixa com lucro líquido. Na opinião dele o resultado só foi possível com o empenho da direção da Emasa que otimizou os recursos disponíveis sem comprometer a qualidade do serviço que presta ao itabunense.

O advogado disse ainda que é visível os investimentos que a empresa tem feito especialmente na periferia da cidade, com importantes obras de saneamento básico, essenciais à boa qualidade de vida da comunidade. Na defesa, o jurista destacou ainda que ações efetivas como o Programa de Eficientização Energética, executado em parceria com a Coelba, que geraram uma economia, em torno de R$350 mil em 2013.

"Um planejamento executado a rigor fez a diferença para reerguer as contas e dar subsídio jurídico perante os conselheiros do Tribunal", afirmou Jeffiton Ramos, lembrando ainda que outra prioridade da direção é garantir o pagamento da folha e de fornecedores em dia. "Este é um compromisso que vem sendo cumprido rigorosamente", concluiu.

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Assessoria de Comunicação Social/ Emasa

Texto: Rosi Barreto

Fotos: Divulgação

 

PROCON de Itabuna facilita acesso a serviços via Internet

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Diretor do PROCON de Itabuna Marcos Bastos - Foto Wilson OliveiraDiretor do PROCON de Itabuna Marcos Bastos

Consumidores de Itabuna e outros 40 municípios do sul da Bahia ganharam uma ferramenta importante por meio da internet para a prestação alternativa de serviços visando à solução de conflitos nas relações de consumo. A partir desse mês, o Departamento Municipal de Proteção e Defesa do Consumidor da Prefeitura (PROCON) passou a integrar o Sistema Nacional de Defesa do Consumidor juntamente com as unidades do PROCON na Bahia e outros 12 estados, além do Distrito Federal.

Dessa forma, os consumidores poderão contar com os serviços do site consumidor da Secretaria Nacional de Defesa do Consumidor (SENACON), do Ministério da Justiça. Através do site (www.consumidor.gov.br) de qualquer lugar com cobertura de internet, o consumidor poderá apresentar queixa, reclamações e pedir orientações e serviços.

O diretor municipal do PROCON, Marcos Bastos Ribeiro, explica que a ferramenta agiliza o atendimento ao consumidor com reclamações contra empresas de prestação de serviço e venda de produtos. Sem sair de casa, o usuário pode registrar queixas por descumprimento de prazo, suspensão de serviços com contas pagas e falta de assistência de produtos em garantia, dentre outros problemas na relação de consumo.

Marcos Bastos destaca que o consumidor reclama, a empresa resolve e as unidades do PROCON supervisionam online. Ele afirma que, além da comodidade, os problemas são resolvidos com mais rapidez no atendimento e as empresas têm até 10 dias para responder. "Se não for resolvido nesse prazo, o cliente pode dirigir-se a nossa unidade física do Procon, que funciona no Centro de Defesa do Cidadão – CDC, na Praça Olintho Leone", diz.

O diretor do PROCON ressalta que o desafio é aumentar o número de empresas cadastradas para ter acesso ao site. Atualmente estão inscritas as grandes lojas e redes varejistas do País. Para prestar queixa via internet, o consumidor também precisa cadastrar seu login e senha, um procedimento fácil e rápido, bastando que acesse o site.

Procon de Itabuna facilita acesso a serviços via InternetProcon de Itabuna facilita acesso a serviços via Internet

Além de cadastro para atendimento via internet, o Procon de Itabuna mantém o serviço de linha direta de atendimento, um contato com as empresas de telefonia e eletricidade. Com isso, segundo Marcos Bastos, cerca de 90% das queixas prestadas contra as empresas dos dois setores têm sido resolvidas. O Procon funciona das 13 às 18 horas de segunda à sexta-feira no CDC, que foi inaugurado pelo prefeito Claudevane Leite no Dia da Cidade, em 28 de julho.

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­­­­­­­Prefeitura de Itabuna

Secretaria de Comunicação Social

Texto: Ailton Silva

Foto: Wilson Oliveira

Prefeito decreta luto oficial pela morte do Pastor Hélio Lourenço

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Pastor Hélio LourençoO prefeito de Itabuna, Claudevane Leite, assina hoje o Decreto nº 10.932 determinando Luto Oficial no Município por três dias em decorrência do falecimento Pastor Hélio Lourenço, na noite de domingo. Logo cedo, o prefeito lamentou a morte do religioso que durante 35 anos dirigiu a evangelização e os trabalhos de educação de jovens e adultos na Igreja Batista Teosópolis, no Bairro Conceição.

No Decreto, o prefeito Vane reconhece a importância do trabalho missionário do Pastor Hélio Lourenço da Silva, nascido em João Pessoa (PB) no dia 12 de julho de 1942, filho de missionários Batistas. O falecido viveu a maior parte de sua infância nas cidades de Currais Novos, no Rio Grande do Norte, e Cuité, na Paraíba, onde realizou os primeiros estudos e desenvolveu o gosto pela leitura e a escrita.

No ano de 1962, ingressa no Seminário Teológico Batista do Norte do Brasil, em Recife (PE), para realizar o Bacharelado em Teologia, visando à sua preparação para o exercício do pastorado. Juntamente com sua jovem esposa Cacilda Lourenço chega à Bahia em janeiro de 1967, tendo atuado em Feira de Santana, onde permaneceu por dez anos. Em 1977 transferiu-se para Itabuna a convite da Igreja Batista Teosópolis – tratava-se de uma pequena Igreja com apenas 165 membros e visíveis carências.

Sob sua liderança, a pequena Igreja se agiganta, transformando-se num marco na cidade. Profundamente preocupado com a evangelização, implanta metodologias diversas para ampliar o raio de atuação da Igreja e instrumentalizar seus membros para o serviço. Espalha a palavra de Deus no seio dos lares Itabunenses através dos Grupos Familiares, dos Encontros de Casais e de Jovens com Cristo.

Buscando que o cultivo da boa música estivesse presente em todas as Igrejas da Associação Batista Grapiunense e que Deus fosse louvado com qualidade, organiza a Escola de Música Sacra de Itabuna – EMUSITA. Ele deixa a viúva Cacilda Lourenço da Silva e dois filhos.

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Prefeitura de Itabuna

Secretaria Municipal de Comunicação

NOTA DE PESAR

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lutoO prefeito Claudevane Leite, consternado, manifesta o seu pesar pessoal e em nome do governo municipal, pelo falecimento do Pastor Hélio Lourenço, líder religioso e pessoa da maior importância na história recente de Itabuna, pelos trabalhos prestados à sociedade, especialmente pela solidariedade com os mais carentes, e pela decência e caráter demonstrados em sua construtiva e respeitosa vida de cidadão e pastor espiritual.

Que Deus, em sua Divina Graça o acolha e conforte sua família.

Itabuna (BA), 4 de agosto de 2014.

Claudevane Moreira Leite
Prefeito de Itabuna

360CEU

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