Prefeitura de Itabuna inicia discussão do PPA – Participativo

on . Posted in Itabuna

Prefeitura de Itabuna inicia discussão do PPA  Participativo - Foto Gabriel de Oliveira 2

Com o objetivo de discutir e formular políticas e diretrizes específicas, apreciar propostas de políticas públicas, reformas estruturais e desenvolvimento econômico e social, será implantado em Itabuna, o Conselho Municipal de Desenvolvimento Econômico e Social – CMDES. O anúncio da criação do CMDES foi feito pelo prefeito Claudevane Leite durante o Seminário PPA Participativo 2014-2017, ontem à tarde, no auditório do Tarik Fontes Plaza Hotel. O Conselho Municipal de Desenvolvimento Econômico e Social – CMDES também vai assessorar o governo no planejamento da cidade para os próximos anos.

No evento o prefeito Vane fez um balanço dos cinco meses de gestão, destacando o pagamento de dívidas deixadas pela administração anterior, incluindo salários e 13º de servidores, e a solução de problemas de abastecimento de água, coleta de lixo e limpeza urbana e escalonamento de dívidas. "Fizemos um grade esforço, pois não foi fácil assumir a gestão de uma cidade com muitos problemas. Agora é o momento de planejarmos o futuro e nisto vamos precisar da cooperação, criticas e sugestão de todos os cidadãos", afirmou o prefeito.

Prefeitura de Itabuna inicia discussão do PPA  Participativo - Foto Gabriel de Oliveira 1

O secretário de Planejamento e Tecnologia, vice-prefeito Wenceslau Augusto Junior, explicou que o município está apenas iniciando o processo de elaboração do Plano Plurianual (PPA), um instrumento de gestão pública previsto constitucionalmente junto com a Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) e a Lei Orçamentária Anual (LOA). "Há uma orientação do prefeito Vane para que o planejamento seja participativo, inclusive com sugestões dos cidadãos na página da prefeitura na Internet. Então iniciamos a elaboração, com a apresentação das linhas gerais, inclusive porque o Programa de Governo traz objetivos estratégicos para o quadriênio", disse.

Pelo cronograma da Secretaria de Planejamento e Tecnologia em julho haverá um seminário e assembléias setoriais para detalhamento dos eixos temáticos em dez objetivos estratégicos: modernização e eficientização da gestão municipal, universalização do acesso à saúde de qualidade, desenvolvimento econômico e sustentável, desenvolvimento urbano, rural e ambiental, educação e inovação tecnológica. Ainda, mobilidade urbana com qualidade e segurança, desenvolvimento e inclusão social, política de segurança pública integrada, incentivo ao esporte e lazer e promoção da cultura e cidadania.

Para o presidente da Fundação Day Horc, médico Ruy Cunha, o início do PPA – Participativo sinaliza que a atual gestão municipal está disposta a discutir com a sociedade uma agenda de mudanças. "A cidade está degradada. Esta iniciativa merece os parabéns e é preciso que os cidadãos acreditem, já que somente com sua participação poderemos construir a Itabuna que sempre desejamos", disse. Já o vereador Jairo Araújo saudou as discussões do PPA como necessárias pelo resgate da autoridade pública de gestão e caminho em direção à cidadania plena enquanto o presidente da Câmara de Vereadores, Aldenes Meira, afirma que na atualidade sem planejamento nada criterioso se faz.

Texto: Luiz Conceição

Fotos: Gabriel de Oliveira